24/03/06

Fim de semana em Jerusalém

Em Outubro de 1992 visitei Jerusalém. Foi uma visita curta. De fim de semana. Mas deu para sentir que é uma cidade deslumbrante. É como voltarmos ao passado e vermos a história sedimentada em camadas. Tenho vontade de lá voltar e hoje ao ler W.G. Sebald ( "Os Emigrantes", da Teorema ), encontro na página 134 :
" Finalmente, no centro da cidade ( Jerusalém ) há a igreja e residência do patriarca latino, a catedral do rochedo , a escola dos Frères de la doctrine chrétienne, a escola e tipografia da Irmandade franciscana, o mosteiro copta, o hospício alemão, a igreja evangélica alemã do Redentor, a chamada United Armenian Church of the Spasm, o Convent des Surs de Sion, o hospital austríaco, o mosteiro e seminário da Irmandade das Missões da Argélia, a igreja da Sant'Anna, o hospício judeu, as sinagogas asquenaze e sefardita e a igreja do Santo Sepulcro em cujo pórtico um homenzinho corcunda com um nariz formidável se ofereceu para nos guiar através dos meandros das naves laterais e transversal, capelas, relicários e altares. Cobria-lhe o corpo uma casaca amarelo-claro que, a meu ver, devia datar de uma altura bastante recuada do século passado e nas pernas tortas tinha umas calças às riscas azul-céu parecidas com as que usavam os dragões. Dançava à nossa frente, sempre meio voltado para nós, com uns passinhos miúdos, falando continuamente numa língua que provavelmente pensava ser alemão ou inglês, mas na verdade inventada por ele e, em todo o caso, totalmente incompreensível para mim."
....é como se lá tivesse voltado ! E ter quase a certeza que em 1992 me cruzei com o " homenzinho corcunda " que um dos personagens do livro ( Ambros ) encontrou em 1913, ano em que decorre a acção.

1 comentário:

Anónimo disse...

SE o Tio metesse mais 'posts' interesantes e diarios eram bem melhor. o tio nao quer que se veja quantas pessoas já viram o seu blog? se quiser é ir a sitemeter.com e seguir os passos....é bem melhor...