02/04/06

Napoleão, Bill Shankly e José Mourinho !

Estejam descansados...não vou falar de futebol apesar de no título termos um Imperador e dois Treinadores de Futebol.
Mais, a ligação entre os três personagens não é minha. É de Bobby Robson, outro treinador de futebol, numa carta aberta a José Mourinho ( " Não os deixes odiar-te ", no Correio da Manhã de 30 de Março, acessível na página web do jornal ). Vale a pena lê-la. Robson considera que Mourinho é um grande treinador de futebol mas que a " sua atitude de ganhar a todo o custo" pode levá-lo a passar ao lado de ser um "special one" que fique na lenda.
É uma carta notável cuja leitura também faria bem a muitos neófitos nestas andanças do futebol e que cegaram com a trajectória de Mourinho. Basta ouvir os comentadores das nossas televisões quando joga ( ou mesmo que não jogue ) o Chelsea ! Chega a meter dó a incapcidade crítica face a Mourinho. Também sou dos que pensam que ele é um grande treinador de futebol mas que para ficar na história ainda lhe falta percorrer caminho ! E é aí que Robson faz entrar Napoleão quando a certa altura diz :

" Técnicos lendários como Bill Shankly e Brian Clough serviram os seus clubes mas também o futebol. Isso foi o que os tornou "special ones". "Cloughie", por exemplo, podia ter uma opinião sobre tudo, mas os seus jogadores eram bem comportados e nunca eram repreendidos pelos árbitros. Gostaria que a tua reputação fosse mais como a de Bill Shankly e menos como a de Napoleão, um general absolutamente brilhante mas que, contudo, acabou como um falhado devido ao seu vicío pelo conflito."
E termina citando o exemplo de Wainey Rooney ( 20 anos, jogador do Manchester United ) que foi capaz de pedir desulpa depois de ter sido expulso por um ábitro no campeonato inglês, dizendo a Mourinho :
" Não podes estar sempre a lutar contra as autoridades e o poder estabelecido, porque não podes ganhar. Isso, no final, só trará lágrimas".
Espero que José Mourinho saiba seguir os conselhos de alguém que o ajudou no início da carreira e que com 73 anos, não tendo os títulos que Mourinho já conseguiu, é uma pessoa de quem gostamos e respeitamos.

Sem comentários: