16/05/06

Leitura obrigatória : ALBINO AROSO ( "Público" - 15.05 )

São três páginas densas e sábias. É a entrevista de José Manuel Fernandes e Joana Bénard da Costa a ALBINO AROSO ( 83 anos ! ) , publicada no "Público" de 15 de Maio.
O pretexto é o fecho dos blocos de parto nalgumas maternidades. Se a argumentação técnica me parece, como leigo, imbatível gostaria mais de destacar os pensamentos teóricos, diria que sobre a vida e a medicina. Retiro ao acaso alguns :
- "...e temos antes de pensar na mulher grávida como uma heroína e num nascimento como uma dádiva para o país."
- " Biológicamente, a mulher deveria ter os filhos entre os 18 e os 25 anos, vá lá 30 anos. Mas a mulher europeia prepara-se para ter os seus filhos depois disso. A sociedade está assim."
- " Agora sinto que há algo que começa a falhar no nosso mundo civilizado, que é o diálogo entre o médico e a mulher. Acho que precisamos de regressar a Cos, a ilha do Aristóteles, o homem que criou a concepção da Medicina, e recordar que ele defendia que os médicos deviam conversar, deviam ouvir e deviam informar os seus clientes."
- "...considero essencial é que nenhuma mulher possa ser prejudicada na sua carreira por ter um filho : tem é de ser premiada. Alguma coisa tem de ser feita. Basta pensar que nenhuma universidade portuguesa tem um infantário, o que dificulta a vida às alunas que optem por ter filhos enquanto estduam. Em Portugal troca-se ter um filho por ter um cão - na Holanda quem tem um cãozinho tem de pagar uma taxa."
Com tanta coisa para fazer alguns dos nossos autarcas entretêm-se a promover manifestações demagócicas e a manipular as populações. E alguns tribunais ainda lhes dão cobertura !
Haja paciência !

Sem comentários: