05/08/06

17 de Agosto de 1984 : GIZAN !


Era uma 6ª feira quando cheguei, pela primeira vez a Gizan, Reino da Arábia Saudita, no Mar Vermelho. Na véspera tinha saído de Madrid num vôo da Iberia com destino a Jeddah. Aqui apanhei o vôo 737 da Saudia para Gizan.
Aqui trabalhei quase dois anos numa empresa francesa que dava assistência à gestão saudita do porto.
Foi uma experiência única, com muitos episódios que eventualmente contarei nos próximos tempos. Conheci pessoas de todo o mundo ( penso que de cerca de 60 países dos 5 continentes ! ), já que a população activa era, na altura, maioritariamente expatriada. A curiosidade fez com que tentasse compreender uma realidade com que contactava pela 1ª vez : o islamismo.
No meu primeiro período de férias ( 15 dias cada 4 meses ) em Lisboa comprei a versão portuguesa do Alcorão de Bento de Castro ( 1964 Lourenço Marques ) que li com a máxima atenção.
Regressei definitivamente a Portugal no dia em que os EUA bombardearam Tripoli na Libía. Foi um 15 para 16 de Abril de 1986. O vôo foi Gizan - Jeddah - Londres ( Heathrow ) - Lisboa. Lembro-me que Heathrow estava cheio de polícia, mas com a habitual calma britânica.
Na altura vinha com a sensação que um dos principais problemas com que nos iríamos debater num futuro próximo seria a relação com os países islâmicos ( árabes e não só...a revolução islâmica no Irão tinha sido em 1979 ), por razões que tentarei abordar em futuros textos.
Nos últimos 20 anos tenho tentado documentar-me sobre uma realidade que se mostra cada vez mais complexa, trágica e sem saída. As reflexões e histórias que contarei são baseadas na minha experiência saudita e nas leituras que fiz desde então.

1 comentário:

Anónimo disse...

Very nice site! » »