Já aqui contei a primeira multa em que estive envolvido aquando da minha estadia em Gizan.
Para contar a segunda tenho de enquadrá-la na forma de funcionamento da gestão e exploração do porto de Gizan...ou antes em toda a Arábia Saudita.
Tudo é feito ( pelo menos era há 20 anos ) por empresas contratadas pelas autoridades portuárias sauditas, após concurso especificado em Caderno de Encargos. Essas empresas são na sua maioria estrangeiras ( que fornecem a mão de obra e a massa cinzenta ) se bem que tenham todas de ter um "sponsorship" saudita ( que recebe em troca uns "tostõezitos" ). A maioria dos contratos têm uma duração de 3 anos.
Para contar a segunda tenho de enquadrá-la na forma de funcionamento da gestão e exploração do porto de Gizan...ou antes em toda a Arábia Saudita.
Tudo é feito ( pelo menos era há 20 anos ) por empresas contratadas pelas autoridades portuárias sauditas, após concurso especificado em Caderno de Encargos. Essas empresas são na sua maioria estrangeiras ( que fornecem a mão de obra e a massa cinzenta ) se bem que tenham todas de ter um "sponsorship" saudita ( que recebe em troca uns "tostõezitos" ). A maioria dos contratos têm uma duração de 3 anos.
A história que passo a contar decorre em finais de 1985 pouco tempo depois de a nova empresa ( indiana ) de manutenção e limpeza do porto ter iniciado as suas actividades substituindo a anterior ( filipina ).
Era uma 5ª feira ao fim do dia, véspera do dia de descanso semanal. Já não estava ninguém no edifício da administração. Telefona-me ansioso o responsável da dita empresa a informar-me que o ar condicionado do edifício não funcionava !!!
Tudo menos ficar sem ar condicionado...as temperaturas nessa altura do ano andavam pelos 40º C e a humidade entre 80 e 90 %. Se não resolvesse o problema tinha garantida a guia de marcha para Portugal !
Desloco-me ao porto para analisar a situação. Identificamos que é um termóstato que está avariado e a nova empresa ainda não tem peças sobressalentes no local. Lembro-me que o edifício do Terminal de Contentores, que foi concluido na mesma altura do outro, mas que não está ocupado já que o porto ainda não tem o equipamento de descarga adequado, poderá ter um sistema de ar condicionado semelhante. Bingo !
Tomo a decisão de na 6ª feira a empresa proceder à substituição dos termostátos . O que foi feito durante o dia e no domingo tudo estava a funcionar impecavelmente.
Também solicitei ao responsável que encomendasse logo dois termóstatos ao forncedor em Riade, o que foi feito.
"Tudo jóia! " - pensei para com os meus botões. Mas enganei-me.
No dia seguinte o Director do Porto ( Dr. Hamud ) chama-me e ao "Team Leader" da Empresa de Manutençã0 para o seu sumptuoso gabinete. Sentamo-nos e infoma-nos que a minha empresa e a de manutenção iam ser multadas !!!!! ( já não me lembro do valor, mas terá andado pelos 1000 contos a cada empresa). Disse-nos que tinha sabido pelo fornecedor do ar condiconado, que ainda se encontrava em Gizan, que algo tinha acontecido no fim de semana. Expliquei com toda a calma a opção tomada, que era a única que garantia que ele e todos os que trabalhavam no Edifício Principal tivessem ar condicionado já que o edifício do Terminal de Contentores estava vazio !!
Foi gastar o meu latim para nada. Fomos multados e "end of the story".
Os dois edifícios mencionados vistos do interior da zona portuária. À direita o do Terminal de Contentores, que 1 ano e meio depois da sua inauguração ainda estava fechado e nem um só contentor tunha sido descarregado.
Sem comentários:
Enviar um comentário