09/10/06

Coreia do Norte : as razões de uma decisão atómica

A que se dedicava a Coreia do Norte em 1981 ?
A produzir selos como estes :


Mas os tempos mudaram. Primeiro devido ao fax e depois à Internet cada vez circulam menos cartas. Consequentemente cada vez se vendem menos selos.
O desemprego ameaçava e vai daí o "grande" leader Kim Jong II decide fazer uma reconversão da mão de obra. Eis o resultado, em 2006 :

Ao menos podiam ter-se dedicado, como alguns dos seus vizinhos, às indústrias informáticas , ou de automóveis ou de câmaras fotográficas ou mesmo à pesca. Parecem ser mais rentáveis. Assim não pensa o grande leader !

P.S. : para os filatelistas podem encontrar aqui informações sobre os selos. Ou antes podiam. A página já foi removida. Quanto a imagens de bombas atómicas são livres de as procurarem. Locais não faltam.

2 comentários:

Marco Aurélio disse...

António

Sabe a razão do cover do Hitler estadunidense não invadir a coréia do Norte? Os norte-americanas sabem que eles tem armas atômicas, 20 instalações nucleares, entre 2.500 e 5.000 toneladas de armas químicas e dez tipos armas bacteriológicas. Ao contrário das armas fictícias que serviram de pretexto para a invasão Iraque os coreanos tem armas de verdade. Vai lá cawboy. Vá tirar onda com os olhinhos puxados para ver!

Um abraço

Marco Aurélio

António P. disse...

Caro Marco Aurélio,
Mas para quê falar dos EUA ?
A Coreia do Sul , o Japão ou Taiwan são ameaçados porquê ? Porque se dedicaram a outras actividaes e os seus cidadãos vivem melhor que os norte-coreanos ?
Se os EUA actuam é porque actuam. Se não actuam é porque não actuam. Um verdadeiro "Catch 22 " do qual muitos de nós não querem sair.
O tempo é de condenar a Coreia do Norte ! Ponto.
Um abraço