Dia 12 de Outubro de 2006. Uma 5ª feira. Decorreu uma manifestação, promovida pela CGTP, em Lisboa. Foi grandiosa. Terá tido 50.000 a 100.000 participantes. Uma das maiores pelo menos desde os anos 80 ( segundo fontes sindicais ). O seu objectivo : protestar contra muitas das medidas do governo. As palavras de ordem : as usuais !
É um acontecimento normal e saudável numa democracia que já passou os 30 anos.
Normal também é a esperança que certos sectores ( PC, BE e sindicatos ) têm em que isto foi o princípio do fim do actual governo. Menos normal já será que certos personagens do PS e até de alguma direita pensem o mesmo. Porque ambos viram nesta manifestação muitas pessoas e porque a mesma foi a prova de um descontentamento generalizado (??) que começa a ser federado e dirigido pela CGTP.
Para quem já passou dos 50 anos ( como eu ) há uma sensação, evidente, de "déjá vu " !
É que eu já vi este filme pelo menos 2 vezes e as manifestações foram bem maiores e as circunstâncias políticas mais favoráveis à esquerda e aos sindicatos, ou assim pensavam eles. No 1º filme ainda havia Conselho da Revolução e Eanes era Presidente da República !
O primeiro tinha como primeiro ministro Sá Carneiro.
Lembram-se que foi reeleito com maioria absoluta ?
E também me lembro que, na altura ( ainda militante polítco activo ), disse a muitos dos meus camaradas que acreditavam que a AD perderia as eleições de 198o que se iriam enganar. Não que tenha ficado muito contente com a "minha razão".
O segundo tinha como primeiro ministro Cavaco Silva.Lembram-se das duas maiorias absolutas ? Eu lembro-me. Na altura já não era militante político activo mas disse o mesmo, que em 1980, áqueles que acreditavam que Cavaco seria derrotado.
O filme actualmente em exibição tem Sócrates como 1º ministro.
Que obteve uma maioria absoluta em 2005. Não quero fazer previsões mas pelo caminho que a sua política está a seguir parece-me que em 2009 conseguirá a segunda.
Uma das razões porque acredito nessa hipótese não é só por pensar que no essencial essas políticas são consistentes e estão a mudar coisas em áreas paradas há muitos anos.
A outra é porque há um personagem que está em cena nestes três filmes. Já advinharam quem é ? Não ? Então eu ajudo :
Carvalho da Silva
Pois ! Este senhor já é a figura máxima da CGTP desde 1986 (!!!! ). Ou seja 20 anos ! Primeiro como Coordenador e depois ( desde 1999 ) como Secretário Geral. Para quem diz que os políticos se agarram ao poder.... Este senhor que não é político (???) mas sindicalista já viu passar vários primeiros ministros por S. Bento assim como várias políticas mas :
- As palavras de ordem são sempre as mesmas !
- As manifestações e os locais também !
- Os resultados destas formas de luta escassos.
.... e ele lá continua no lugar como se nada fosse com ele e sem a menor capacidade de analisar os resultados das lutas e manifestações do passado ( já nem pratica a auto-crítica ! ).
Parece-me ser tempo dos sindicatos e da esquerda ( será ? ) organizada em partidos (e não só )repensarem a sua estratégia. E se querem um pequeno contributo aqui vai :
- não sejam conservadores e não defendam o "status quo "das corporações e seus elementos!
- percebam que a realidade laboral e social mudou... e de que maneira !
- leiam e estudem como adaptar a acção política a essa nova realidade;
- e não assumam que somos todos parvos.
Precisava de desabafar ! Está feito.
1 comentário:
Não podia estar mais de acordo. Há sindicatos que não mudam mesmo. Pararam no tempo. Alguns estão a adaptar-se aos novos tempos, veja-se a Auto-Europa e a TAP. Os trabalhadores da Auto-Europa compreenderam os tempos de crise... os da TAP, com uma administração credível, perceberam que com os combustíveis ao preço que estão, terão de esperar por melhores dias. A função pública terá que compreender que os tempos estão difíceis... ou então "isto" não endireita mesmo.
Enviar um comentário