22/11/06

Perspectivas...axonométricas !

Sou engenheiro "não praticante" ! Mas comecei a minha carreira profissonal na arte. Até andei na "ferrugem" e de fato de macaco ! Em estaleiros navais, em centrais térmicas e até em montagens metalomecânicas ( de caldeiras ...calculem !). O primeiro fato completo ( gravata incluida ) profissional vestio-o já não estava na profissão e era um trintão. Daí a ser um "não praticante" foi um instante. Mas foi o que aprendi no IST e depois na ferrugem que me permitiu ser um razoável "não praticante"!
Esta semana deu-me para fazer trabalho "arqueológico". Será que ainda existem estas folhas ? :


Descobri-a no meio de papelada que ainda guardo. Eram umas folhas em papel tipo cavalinho que se compravam na "Desportiva " ( que ainda lá está na Av. Rovisco Pais ) e usávamos na cadeira de "Desenho e Métodos Gráficos ". Agora já são fotocópias dos originais e pouco se vendem. Comprei meia dúzia. Saí da papelaria quase tão adolescente como há 36 anos, quando lá comprei o original !
Já agora fica a definição de Perspectiva Axonométrica Trimétrica, pág. 209 do livro "desenho Técnico " do Eng. Luis Veiga da Cunha, editado em Abril de 1971 pela Fundação Calouste Gulbenkian :
" Enquanto que, para obter uma perspectiva cavaleira, se recorre à sua projecção paralela oblíqua e se considera o cubo com uma das faces paralela ao plano de projecção, para obter uma perspectiva axonométrica recorre-se à projecção paralela ortogonal e considera-se o cubo com todas as faces oblíquas em relação ao plano de projecção considerado."

Sem comentários: