10/02/07

Recordar MATATEU

O Cantinho do teórico : hoje fui ao velhinho Estádio da Tapadinha. Ver um clássico de outros tempos. Jogo da Taça : Atlético 0 -Académica 1. Jogo fraquinho. Com golo de Pitbull já depois dos 90 minutos.

Já lá não ia há 40 anos !! A anterior terá sido na época 65/66 ou 66/67. Quando a Académica tinha uma grande equipa treinada por Mário Wilson ( hoje lá estava nas bancadas ). Não me lembro do resultado, nem isso interessa para o caso. O que interessa é que foi a única vez que vi Matateu ( 1927- 2000 ) ao vivo, já com 38 ou 39 anos !! Tinha deixado o Belenenses em Dezembro de 1964. Ingressou no Atlético então na 2ª divisão. Na época seguinte já estava na 1ª. Recordo-me que a velocidade já não era muita mas a técnica e inteligência que tinha ainda metiam muito medo às defesas, até porque nessa altura jogava com uma promessa : o Tito ( que depois foi para o Vitória de Guimarães, onde ainda é o melhor marcador da história do clube, com 82 golos ). Matateu foi substituido e lembro-me da ovação carinhosa de todos os espectadores. Depois ainda foi para o Gouveia e finalmente para o Canadá onde morreu.
Hoje num estádio que estava como há 40 anos , lá me sentei na pedra molhada da chuva que caiu antes do jogo. Lá ouvi os gritos dos jogadores.Os insultos dos adeptos quase em cima do bandeirinha ! Revi os velhos placards ( manuais ) do resultado. Os gritos da claques. Sentindo saudade do velho : A, E, I, O, U - FRA - FRE - FRI - FRO- FRU ; ARRECUÁ- CUÁ- CUÁ ; XIRIBITATÁ - XIRIBITATÁ - HURRA - HURRA !! , agora substituido por cânticos à Briosa em tudo semelhantes aos da concorrência.

Mas acima de tudo lembrei-me do MATATEU :

1 comentário:

rob disse...

deve ter sido muito bom apesar de tudo!
abraços