2ª história : Em 1960 o governo tomou a decisão de construir a "Ponte 25 de Abril". A mesma foi inaugurada em 1966 sem a alternativa ferroviária que estava prevista, porque pareceria ,à data, muito cara ! Em 1990 o governo decide-se pela instalação da ferrovia, que se inicia em 1996 e é concluida em 1999, custando uma fortuna. Pergunto : se na década de 60 se tem optado também pela ferrovia não teria havido uma economia e um melhor desenvolvimento urbano da Grande Lisboa ?
Como é óbvio estas duas histórias não têm nada a ver com a actual situação nem com projectos que andam a ser discutidos há pelo menos umas décadas. Para a actual situação apetece-me contar uma anedota, já velha :
- a do automobilista que rolava, já em plena madrugada, numa estrada do Alentejo, quando tem um arreliador furo mum pneu. Quando se prepara para o substituir repara que não tem o macaco para levantar o carro !! Desesperado olha à sua volta e ao longe vê uma luz que parece ser de uma casa. Resolve fazer-se ao caminho na esperança que o eventual habitante tenha um macaco para lhe emprestar. A caminhada é longa e dá tempo ao nosso automobilista para ir falando com os seus botões. O que faz com que comece a ter dúvidas.
Pegunta-se : " Será que vale a pena acordar o desgraçado? Se calhar fica mal disposto e ainda me insulta...ou pior ainda me bate. Olha se fosse comigo !".
A alternativa de não poder seguir viagem ainda é pior. Assim sendo ,continua a sua caminhada. Mas cada vez mais apreensivo quanto à possivel reacção do alentejano. Será compreensivo ? Terá um macaco ? Começa a ensismar de tal modo esta ideia negativa , que quando lá chega e bate à porta e o habitante a abre , ainda antes que ele abra a boca o nosso automobilista vira-se para ele e diz :
" Ó homem eu não preciso do macaco para nada ! Meta-o no cu !"
1 comentário:
Caro Antonio,
Parabens pelo teu interessante e agradavel Blog.
Peço-te desculpa, mas não venho aqui comentar este teu post. Parasito-o apenas para te mandar esta mensagem pessoal.
Vim aqui ter por causa de um post que colocaste ha meses por ocasião do 25° aniversario da morte do Zé Trigo. Vi a foto tirada em 1976 no antigo ISE. Também reparei numa outra foto tirada em Outubro de 1981 no jantar de extinção do MES. Se não me engano, pouco tempo antes do tragico desaparecimento do Zé.
Tudo isto me fez recuar no tempo. Eu também conheci de perto e fui amigo do Zé Trigo. Entre outras coisas, pertencemos os dois à célula do MES de "Economicas".
A tua cara não me é estranha. Percebi que eras do Técnico. Mas estou convencido de que nos conhecemos, nos cruzamos pelo menos, no ISE ou no MES.
Acabei o curso em 1976 mas fiquei ainda uns anos no ISE como docente. Afastei-me do MES a partir de 1976. Em 1981 não estive no jantar por duas razões : porque na altura estava em França a fazer um mestrado ; porque, de qualquer modo, ja não me considerava como membro do MES. Mas fiquei sempre em contacto com varios amigos feitos naqueles tempos de universidade e militancia politica.
Desejo-te as maiores felicidades e deixo-te aqui um grande abraço.
Fernando Sampaio
fsampaio54@hotmail.com
Enviar um comentário