21/03/07

"O Bom Alemão" . Gostei !


A cena em que "Jake" Geisner ( George Clooney ) encontra Lena Brandt ( Cate Blanchet ) em Berlim, em 1945, aquando da preparação da Conferência de Postdam, para a qual "Jake" tinha sido destacado como jornalista. Lena tinha trabalhado para "Jake" como freelancer antes da guerra. E tinham mantido uma relação.

Uma excelente história que nos é contada, a preto e branco, por Steven Soderbergh. O reencontro de "Jake" com Lena é intenso e serve de pretexto para nos mostrar a preparação do julgamento dos nazis e a disputa entre EUA e URSS pelos cérebros alemães. Lena procura um visto para o marido ( "O bom alemão" )... não conto mais ! Gostei e sugiro que vão ver.

Filme com ritmo. Um excelente preto e branco fez-me "entrar"/ sentir melhor a história. A confirmação de Cate Blanchet. Um excelente Tobey Maguire ( comoTully , o motorista de "Jake"). Um final num aeroporto em que "Jake" fica e Lena parte, a remeter-me para "Casablanca".

Diálogos curtos e às vezes estereotipados mas que valorizam a história, como aquele da prostituta Hannelore ( Robin Weigert ) com Lena, depois de ter estado só à conversa com "Jake" .

- " 500 marcos só para conversar...estes são os mais depravados."

Sem comentários: