02/07/07

Galeria de neo anti-fascistas : Luis Marques Mendes

Segundo muitos políticos, sindicalistas e fazedores de opinião Portugal está a caminho de um novo tipo de fascismo liderado pelo actual governo Sócrates.
Assim sendo começam a aparecer os neo anti fascistas.
Não pensem que o seu leader mais destacado é Jerónimo de Sousa, Ruben de Carvalho, Carvalho da Silva ou mesmo Mário Soares. Esses já estão ultrapassados e o último não o será ( anti-fascista ) de acordo com os primeiros.
O nosso querido leader neo anti-fascista é este senhor :

O seu nome ? Luis Marques Mendes ( aqui já na clandestinidade num aeroporto brasileiro e de óculos escuros para passar despercebido ) presidente do PSD ( ou será PSD/ PPD ? ).

Este nosso grande leader vem logo a terreiro ( em Portugal apesar da ditadura ) gritar : "Fascismo. O governo está a limitar a liberdade de expressão. Autoritarismo, etc " sempre que há um caso como : DREN vs. Prof. Charrua, ou a exoneração da directora do SAP de Vieira do Minho ocorrida há seis meses e hoje deve vir falar da circular que uma directora do centro de saúde de Castelo Branco fez sobre os procedimentos a ter com a correspondência no serviço, etc , etc.

Curiosamente ainda não o ouvi falar do que se passa na Madeira, Porto Santo e Desertas: aqui e no DN em :http://dn.sapo.pt/2007/07/02/nacional/jardim_cala_partidos_oposicao_comemo.html

Deve ser por ser território libertado do jugo colonialista. Possivelmente irá a caminho da ONU com o soba Jardim para reclamarem a independência.

Responder aos erros do governo com uma oposição deste tipo não conduz a nada.
Ou antes conduz ao descrédito da própria oposição e ao afastamento dos cidadãos da coisa pública. Sempre pensei que um diagnóstico errado conduz a um tratamento errado. É o que está a fazer Marques Mendes ( e não só ).

A prova do descrédito que isso traz para o próprio é que se nas últimas sondagens Sócrates desceu . Mas o que pensam que aconteceu a Marques Mendes ?

Desceu ainda mais como pode ser lido aqui . Como diz Pedro Magalhães :

"... o líder do principal partido da oposição tem uma avaliação ainda mais negativa que o PM e também tem vindo a descer. Essa descida, contudo, já vem de mais longe. Marques Mendes nunca foi tão impopular como é hoje."

Sejamos sérios.
O governo está a cometer erros ? Sim.
Há uma linha de autoritarismo a roçar o fascismo na orientação geral da política governamental ? Não.
O PSD com Marques Mendes à cabeça tem uma alternativa credível à política geral do governo ? Não.
Este tipo de oposição leva a algum lado ? Sim...a que o PSD não seja governo.
O nosso sistema democrático parlamentar está em perigo ? Não
Precisa de melhorar ? Sim.
Apresentem propostas para as discutirmos. Faça-se o debate. Vote-se. E quem ganhar as eleições que as aplique.
Entretanto é de recordar que as eleições são de 4 em 4 anos e não quando queremos ou gostaríamos.


2 comentários:

Anónimo disse...

No continente está ameaçada a liberdade de expressão, dizem alguns.
Gostaria de ver os autores de tais afirmações dizerem que na Madeira essa liberdade há muito deixou de ser uma ameaça, sendo uma realidade.
Cumprimentos
joki

Anónimo disse...

No continente está ameaçada a liberdade de expressão, dizem alguns.
Gostaria de ver os autores de tais afirmações dizerem que na Madeira essa liberdade há muito deixou de ser uma ameaça, sendo uma realidade.
Cumprimentos
joki