28/08/07

Back to the USA ( 1968 )

A 17 de Outubro de 1968 na Cidade do México, nos Jogos Olímpicos, Tommie Smith ganhou os 200 m com 19,83 segundos. Foi recorde do Mundo até 1979 e Olímpico até 1984. John Carlos ficou em 3º. A cerimónia de entrega de medalhas ficou na história. Os dois levantaram o punho com a luva do Black Power :

Foram expulsos da equipa americana e da aldeia olímpica. Foram obrigados a devolver as medalhas.
Ao iniciar este texto apenas pensava escrever sobre este tema. Mas vieram-me à memória acontecimentos que fizeram de 1968 um ano decisivo na história recente dos EUA.
Em 1968 foram assassinados Martin Luther King ( a 4 de Abril ) e Robert Kennedy ( a 6 de Junho ). Richard Nixon ganharia as eleições nesse ano. No Vietnam a situação político-militar ia de mal a pior. A derrota americana era inevitável. Estes acontecimentos ( e outros ) podem ser vistos neste video.

Em 2008 passarão 40 anos sobre estes acontecimentos.
Os analistas e historiadores dirão de sua graça. Eu como mero observador e curioso gostaria de deixar, para a reflexão, algumas notas e factos :

1ª - Fui ver como estão hoje Tommie Smith e John Carlos. ( basta clicarem nos nomes )
2ª - Curioso o facto de hoje em dia, e desde há alguns anos, os atletas negros americanos serem os primeiros a passearem orgulhosamente a bandeira americana nas voltas de honra pelos estádios.
3ª - Há negros nos governos americanos. Curiosamente com o Partido Republicano. Primeiro Colin Powell. Agora Condoleezza Rice.
4º - Há um candidato negro à presidência nas primárias do Partido Democrático : Barack Obama.
5º - Na altura do JJOO do México 32 países africanos boicotaram os jogos por causa da presença da África do Sul, onde estava instalado o apartheid. Hoje algum deles pensará boicotá-los por causa da presença do Zimbabwe ?
6º - Last but not least : a 17 de Outubro de 2005 foi inaugurada , na Universidade de San José uma estátua de 20 pés ( +/- 6 m ) de altura de homenagem a Tommie Smith e John Carlos. Esta :



Sem comentários: