27/09/07

ANOREXIA : " bien voulu se prêter au jeu"...



Foto de M. ( Mar na Caparica )

...foi o que Isabelle Neige ( é o nome da jovem anorética fotografada por Oliviero Toscani para a campanha "Não à Anorexia " em Itália ) fez segundo leio aqui.
Oliviero Toscani em discurso directo : "Interesso-me pela anorexia há anos. Quem é responsável ? Os media em geral, a televisão, a moda. Por isso é muito interessante que uma marca de vestuário compreenda a importância do problema, tome consciência do mesmo e apadrinhe esta campanha."
De seguida o Le Figaro afirma que "Isabelle Neige, anorética desde os 13 anos e hoje com 25, dispôs-se a participar na encenação" ( tradução que sinto que não apanha o que é dito em francês "Isabelle a bien voulu se prêter au jeu". Já que jeu tem o aspecto de cena teatral e também de jogo/brincadeira ).
Pena é que o mesmo jornal não nos explique como se chegou a Isabelle para ser o modelo da campanha e quem foi o responsável pela sua escolha. Porque verdadeiramente é disso que se trata. Toscani e a marca No-l-ita face à proibição de modelos muito magros desfilarem recorrem a uma anorética para seu modelo. Curiosamente ( ou não ) Isabelle é actriz ( comédienne, nas suas palavras ). O enredo é construido de acordo com o guião do próprio Toscani nas palavras que cito acima. Como os responsáveis da doença são "os media em geral, a televisão e a moda" nada melhor que os próprios a mostrarem com um modelo real. Ficaremos a saber como é uma anorética, o que é a anorexia e assim todos contribuiremos para a sua cura. Concluida a campanha e a semana da moda em Milãp,Toscani e os responsáveis da No-l-ita e ainda os do Ministério Italiano da Saúde dormirão descansados.
Mas no dia seguinte uma qualquer adolescente saudável, em qualquer parte do mundo, boa aluna, praticante de desporto e que nunca ligou nada ao mundo da moda fará disparar dentro de si o gatilho da doença e iniciará o processo visivel da doença, a perca de peso. Nessa altura serão os psiquiatras ( felizmente ) , com a ajuda dos pais, que se ocuparão do tratamento e não qualquer fotógrafo ou marca de roupa que já terão, nessa altura, partido para outra qualquer campanha.
Para estes "the show must go on !".

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