30/01/08

Ordens de Ferreiro com espeto de pau



Quando a Ordem dos Médicos é chamada a pronunciar-se em tribunal, ou fora dele, sobre eventuais actos dolosos ou incompetentes de médicos o silêncio é grande senão total. Os interesses corporativos falam mais alto. Nesses casos não somos cidadãos mas apenas doentes ou pacientes. Colegas sempre são colegas. E geralmente são infalivéis. Mas está ( a Ordem ) sempre disponível para defender os cidadãos dos actos ( não médicos ) dos governos ( qualquer que ele seja ) sempre que há uma tentativa de reforma no sistema de saúde ( SNS ou outro qualquer ). Bem hajam por nos defenderem dos políticos, mesmo que continuemos doentes. Vá lá que ainda não tivemos nenhum 1º ministro médico, se bem que exista agora um putativo candidato que , no entanto, ganhará mais facilmente a eleição para bastonário que as legislativas, mesmo que não pratique ( medicina ) há muitos anos.

Advogados incompetentes não há. Pelo menos reconhecidos pela Ordem dos Advogados, que existe exactamente para encartar os competentes depois de estágios que, nalguns casos, não andarão longe da escravatura. Até já tivemos primeiros ministros e Presidentes da República que vieram de tão nobre profissão. Parece que existe uma comissão disciplinar. Mas a corporação é forte e os processos disciplinares são desconhecidos dos cidadãos. Mais uma vez ...colegas são colegas. A justiça esssa continua lenta e má para os cidadãos que não para os agentes judiciais. Porque nessa situação somos clientes ( ah vil metal ) ou constituintes ( sempre soa melhor ). A culpa é dos governos ( qualquer que ele seja ) e nunca dos advogados. A resistência às tentativas de reformas é grande. Ainda bem que temos ( têm os advogados ) um Bastonário que sabe quem são os políticos corruptos. Alguns serão advogados ( ou foram ). A ver vamos.
Mas como dizia o outro nas RGA's do Técnico : " Colegas são as putas." Mas essas não têm Ordem nenhuma para as defender, digo eu.


Sem comentários: