18/02/08

Temporais portugueses

Esta madrugada abateu-se um temporal sobre Lisboa e :
- Até às 14h 50m ainda não dei conta ( via TV's / Rádios / Net ) que exista uma entidade coordenadora que vá informando os cidadãos, de um forma oficial ( ex. : comunicados, conferências de imprensa, etc ) , do que se deve fazer ou não fazer; que ruas / estradas estão cortadas ou pelas quais não se deve circular; não há uma linha verde para informações; não há previsões metereológicas para as próximas horas / dias.
-As televisões tratam do tema como se fosse mais uma das chuvadas habituais de Inverno. Ex : o jornalista diz : "...e mais uma vez como nos outros anos esta zona volta a ter inundações". De seguida entrevista um habitante ou comerciante da zona. Um ( em Loures ) afirma que há 10 anos que vive ali e nunca tinha visto coisa assim. Outro ( em Algés ) diz que em 30 anos nunca tinha assistido a nada parecido. Ou seja a confirmação, pelos que conhecem a zona, que se tratou de algo fora do normal.
A dificuldade de tratar a excepção como excepção ou a facilidade ( facilitismo ? ) de considerar tudo igual... e catastrófico.

1 comentário:

Al Kantara disse...

Pelo menos, o Ministério do Ambiente já nos indicou os responsáveis desta catástrofe : A culpa é das autarquias. Assim já podemos dormir mais descansados...