12/10/08

Leonard Bernstein ( I )

Leonard Bernstein (clicar ) morreu a 14 de Outubro de 1990. Fará, na próxima 3ª feira ,18 anos. Dedico-lhe esta semana, que agora começa. Porque quando eu tinha 9 anos me lembro do sucesso que foi o musical "West Side Story ", que os meus pais foram ver em Luanda. Penso que no "Miramar" , o mais belo cinema do mundo. Como é óbvio não vi o filme na altura. Mas sempre vivi com o disco de vinil de 33 rpm que os pais, que estavam muito longe de ser uns melómanos, compraram e que andou sempre lá por casa até eu ter saído.

Depois, já liceal em Oeiras, vi a preto e branco na RTP os " Concertos para a juventude". O filme vi-o mais de uma vez. Na adolescência e já adulto. Em Dublin, em 1991, vi a peça em teatro por uma companhia da qual já não me lembro o nome. E também nessa altura comprei o CD que tinha a mesma capa do vinil. Continuo a não perceber nada de música mas Leonard Bernstein ensinou-me não só a ouvi-la mas também que não é possivel viver sem ela. São razões mais que suficientes para dedicar a semana a este personagem de excepção.


3 comentários:

Anónimo disse...

Lá, lá, lá, in América, lá, lá, lá in América...

Anónimo disse...

Boa ideia esta comemoração!

Em 1971 a Europa-América publicou o livro "concerto para jovens" de Bernstein com o prefácio do João de Freitas Branco onde se podem "ver" 10 programas em 10 capítulos. É uma verdadeira inspiração para a educação musical de qualquer um.

Já quem quiser conhecer melhor a dimensão do pensamento musical de Bernstein pode ler as suas "Six Talks at Harvard a que deu o título "The Unanswered Question" publicadas pela Harvard University Press em 1976. Espectacular!

Anónimo disse...

Gostar e querer apreciar é uma forma de perceber a música.

M.