26/04/09

John dos Passos reencontrado

Os caixotes foram empacotados há 16 anos. Quando a minha Mãe morreu. Viajaram de Lisboa para a Figueira da Foz e daqui para Alverca da Beira. Muitos continham livros do meu irmão José Luis, o mais velho, que vivia na Suiça e morreu em 2004. Õs livros esperavam-no, em vão. Estavam na casa da família no centro da aldeia. Foi agora vendida. Mas ficou na família. Para um primo mais novo, que assim concretiza um dos sonhos do avô e meu tio. Que também já nos deixou. Por isso tivemos, alguns dos herdeiros, de retirar lá de casa o que já tinha sido dividido entre nós. Fizemo-lo no passado dia 23. Já nem me lembrava dos livros do John dos Passos que eram do Zé Luis. Fiquei com a trilogia " USA " - " Paraleo 42" + "1919" + " Dinheiro Graúdo ". E ainda falta o "Manhattan Transfer". Tenho esperança que na triagem final ainda o encontre. Publicados pela "Portugália", na colecção "Os romances universais" , li-os na juventude e gostei. Tinha andado à procura de eventuais reedições em várias livrarias. Nada feito. Em muitas, os funcionários nem conheciam John dos Passos ( 1896 - 1970 ). Agora vou relê-los.



Ainda tive tempo de, noutros caixotes, reencontrar fragmentos da minha infância de Luanda . Dinky e Corgy Toys. Que também vieram comigo. Noutros ainda a adolescência , já em S.Pedro do Estoril e Lisboa. Mais livros e colecções de banda desenhada ( a colecção da 1ª revista do Tintin em português ) que foram para os sobrinhos. Talvez volte a eles. Aos caixotes de memórias.

1 comentário:

Anónimo disse...

Guardar o que é importante traz muitas coisas boas.

Bjis
m.