Morreu ontem. Aos 65 anos. Jogou na Académica 17 épocas. De 1962 a 1979. Foi capitão. Um grande capitão.
Como filho de coimbrão e academista segui, na minha adolescência e juventude, a Académica de 1964 ( quando vim de Luanda ) até 1974. Fui com o meu pai, tio e irmãos a tudo o que era jogo. Assisti aos jogos do período de ouro da Académica treinada por Mário Wilson.
Fui ao Calhabé ver o Benfica ganhar por 1-0, com um golo estranho do Nelson. Foi na época de 1966/67. A Académica ficou em 2º lugar, a melhor classificação de sempre.
Nesse mesmo ano assisti, no Jamor, a um dos mais belos jogos de futebol. No qual Gervásio não jogou, penso que por lesão. A final da Taça de Portugal contra o Vitória de Setúbal. O jogo durou 144 minutos (!!!). No tempo regulamentar 1-1. Mais 30 minutos e 2-2. Novo prolongamento. O jogo terminaria quando uma das equipas marcasse. Marcou o Vitória, já era quase noite, aos 144 minutos ( 2 horas e 24 minutos de jogo !! ) : 3-2. Golo do inesquecível Jacinto João (J.J.).
A equipa : Maló ; Celestino, Rui Rodrigues, Vieira Nunes e Marques ; Toni e Rocha; Crispim, Ernesto, Artur Jorge e Vitor Campos.
Depois seguem-se um 4º lugar e um 6º lugar no Campeonato e nova final da Taça em 1969. Outra vez no Jamor. Em plena crise académica. Lá estive nas bancadas, onde faltou pela 1ª vez o Presidente da República, à data Américo Tomaz. A polícia rondava. Havia cartazes por todo o estádio. Foram distribuidos comunicados antes do jogo e durante o mesmo. A polícia prendeu vários estudantes.
Mais uma final com prolongamento. O Benfica ganhou por 2-1. Eusébio marcou o golo da vitória do Benfica, mas não comemorou.
Chorei no fim do jogo. Mas o A ! E ! I ! O ! U ! ; Fra, Fre, Fri, Fro, Fru ; Alecoá, Alecoá, ; Chiribitatá - tá, Chibiritatá - tá; Urrah ! Urrah ! Académica ! Académica ! foi cantado.
A equipa da Académica foi : Viegas ; Gervásio, Vieira Nunes, Belo e Marques; Rui Rodrigues, Nene, Vitor Campos (Rocha); Mário Campos, Manuel António, Peres ( Serafim) e já treinados por Francisco Andrade.
Muitos mais jogos vi durante este período e já depois de 1974. Na Luz, em Alvalade, no Restelo, no Barreiro ( Barreirens e CUF ), em Setúbal, no Montijo, etc. Vi jogadores extraordinários : Maló, Celestino, Artur, Rui Rodrigues, Vieira Nunes, Rocha, Mário Campos, Vitor Campos, Crispim, Toni, Artur Jorge, Ernesto, Lourenço, Oliveira Duarte, Nene ( que morre jovem em 1969 (?) ), Vala, Manuel António, Serafim , Peres e ainda o Costa, o Brasfemes e o Alhninho ( que morreu o ano passado ). Mas também o Jorge Humberto. O Mário Wilson e o Mário Torres, no fim de carreira , ainda os vi jogar em Luanda. A maioria ainda felizmente vivos.
Ontem morreu um dos melhores : VASCO GERVÁSIO. Sempre presente. Sempre disponível. Sempre correcto. Sempre disposto a ajudar a nossa Académica.
Fotos :
- da fnal da Taça de 1969 : digitalização do livro " A Académica ", Edições ASA , 1ª edição (1995)
3 comentários:
[B]NZBsRus.com[/B]
No More Idle Downloads With NZB Downloads You Can Swiftly Search Movies, PC Games, MP3 Albums, Software and Download Them @ Accelerated Speeds
[URL=http://www.nzbsrus.com][B]Newsgroup[/B][/URL]
It isn't hard at all to start making money online in the underground world of [URL=http://www.www.blackhatmoneymaker.com]blackhat ebook[/URL], Don’t feel silly if you don't know what blackhat is. Blackhat marketing uses not-so-popular or little-understood ways to generate an income online.
Wow, nice post,there are many person searching about that now they will find enough resources by your post
Enviar um comentário