06/08/09

O cão da minha filha mais nova vai votar Bloco de Esquerda e até vai pedir ao Louçã ( que sonha ser 1º Ministro) que se crie o Ministério dos Animais.

É um cão muito inteligente. Até lê o "The Economist", se bem que adormeça a meio. Está a passar uma temporada cá em casa. Interessado pela coisa pública pediu-me para ler os programas eleitorais dos partidos. Ficou desiludido com o PS. Nem uma linha sobre animais. Ficou fascinado com o programa do BE. Como é um chato obrigou-me a transcrever o que leu. Os comentários ( a vermelho ) são dele ( és mesmo inteligente "Coffee" ) :

" 14. PROMOÇÃO DO RESPEITO PELOS ANIMAIS
A alteração dos padrões de comportamento em relação a outras espécies animais é dos factores mais importantes de modernização necessária. ( Convém não exagerar , dr. Louçã )
A responsabilização dos seres humanos pelas suas relações com outras espécies animais ( Que promiscuidade, eu só mantenho relações com gente da minha raça. ) não pode ser nem antropocêntrica (considerando apenas interesses de forma parcial e especista), nem fetichista pelo sofrimento dos animais (chegando a ignorar a exploração dos próprios humanos). ( Mas eu não exploro nenhum )
A exploração pecuária mostra uma outra face da realidade do modelo capitalista. Na União Europeia, cada cabeça de gado é subsidiada em mais de 2 euros por dia. Este valor excede o rendimento diário de dois terços da população mundial. Nada justifica tal custo: o consumo de carne em Portugal é excessivo ( Para um país de famélicos não está mal, ó Louçã. Não me digas que me vais obrigar a ser vegetariano ) , a produção de gado é a principal causa da desertificação e da poluição dos rios e contribui mais para as alterações climáticas que o sector dos transportes ( êpá afinal são os desgraçados dos bois e vacas deste país os responsáveis pelo aquecimento global ). Se a roda dos alimentos aconselha a que 5% das calorias que se ingerem venham da carne, peixe e ovos e se em Portugal a dieta real atinge os 15% nesta categoria, não há razão para atribuir 40% dos subsídios a este sector. ( Nunca fui forte em matemática , mas isto é um bocado confuso para a minha cabeça )
Da parte do governo só existe indiferença pelo tema. Tem protelado a prometida lei de protecção dos animais que puna actos de violência injustificada. A ASAE tem encerrado explorações pecuárias ilegais, mas nunca considerando os modos de tratamento dos animais. De resto tem havido total inoperância e cumplicidade na manutenção das terríveis condições em que animais são usados e abusados todos os dias.
ANIMAIS DE COMPANHIA
• Todos os cães e gatos devem receber microchip (apenas é obrigatório em cães que tenham nascido depois de 2008); ( Obrigadinho eu já tenho e nasci antes de 2008 )
• Base de dados única para os dados destes microchips ( Vou falar com a Comissão de Protecção de dados, pensas que lá por eu ser cão sou parvo ? ) , que permita fácil e rápida consulta e introdução de dados pelos médicos veterinários municipais através da internet. Actualmente existem 3 bases de dados com graves lacunas, o que impede a devolução de um animal perdido ou roubado ou a punição de quem tenha abandonado o seu animal;
• Esterilização ( Why master Louçã ? tiras-me a única razão da minha existência ) de todos os animais adoptados em canis e gatis municipais. Estas esterilizações devem ser feitas no próprio espaço do canil e gatil ou, na ausência de condições apropriadas, em clínicas veterinárias locais através de protocolos;
• Disponibilização da extensão dos protocolos de esterilização a outros animais de companhia ( Quais ? Há quem tenha iguanas ) ;
• Definição legal das regras de tratamento de animais de companhia. ( Quero estar presente nesse Conselho de Ministros )
ANIMAIS NO ENTRETENIMENTO
• Fim do uso de animais nos circos, promovendo a qualificação de profissionais do novo circo ( Eu também quero ser requalificado. Afinal esta parte do programa não era para animais ? ) ;
• Apoiar a requalificação de praças de touros fixas com pouca ou nenhuma utilização em espaços culturais (como aconteceu com a criação de um Centro de Ciência Viva em Viana do Castelo);
• Fim de rodeos, de touradas de morte ou à vara.
EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL
• Criação de um banco de cérebros ( De animais ou de humanos ? ) em Portugal para promover uma investigação científica séria, eficaz e segura na área das Neurociências (como Alzheimer e Parkinson) , acabando com o sacrifício de centenas de animais por ano para efeitos deste estudo;
• Eliminar parte da criação de animais usados no ensino, promovendo protocolos com autarquias, clínicas veterinárias, etc., para uso de cadáveres de animais. ( não percebi )
ALIMENTAÇÃO
• Fim da produção de ovos por galinhas de bateria ( galinhas ??? afinal os da Duracel não são coelhos ? Ficamos sem ovos de Páscoa ? ) (criação intensiva) promovendo a transição para produção de ovos “free-range” (criação extensiva);
• Subsidiar alimentos que promovam a saúde e as necessidades da população portuguesa e não os interesses dos produtores. ( ó Louçã, eu se fosse humano ficava chateado, já te disse que esta parte do teu programa é para nós, os animais )
PROMOÇÃO DE RESPONSABILIDADE
• Criação de um abrigo preparado para receber animais domésticos e selvagens ( está quieto ó mau, queres por-me numa jaula com um leão para que ele me coma ) , de forma a impedir que, por falta de espaços, seja dada a guarda dos animais a quem os maltratou ou negligenciou.
• Incluir as associações de protecção de animais na lei do mecenato ( Vou já dizer à minha dona para criar uma e a seguir compra um Mercedes com a ajuda do estado ) , tal como já acontece com organizações de defesa do ambiente e outras.
• Proibição da criação de chinchilas, coelhos, raposas ou martas para pêlo. ( e se os meus donos resolverem vender o meu pelo , podem ? ) "

Apesar das minhas críticas decidi votar BE e desde já te meto uma cunha , caro futuro 1º Ministro, nomeia a Joana Amaral Dias para Ministra dos Animais. Ou isto será tráfico de influências ?


Sem comentários: