12/10/09

BE : o jovem de 10 anos ( mas muito precoce )

Ontem, no rescaldo das Autárquicas, alguns falaram do BE como um jovem partido. Coitado só tem 10 anos. Mas cresceu muito. Parece que precocemente. O Dr. Francisco Anacleto Louçã até disse que " tinham muito que aprender ". Não duvido. Pena que não o tenham feito quando ainda eram crianças.
É que o BE não tem 10 anos. É velho de pelo menos 100 anos. Pelo menos a ala marxista-leninista ( sejam os ex- ml ou os ex-PC ), e a ala trotsquista é só um bocado mais nova, tem para aí uns 80 anos.
Os chefes andam nisto vai para anos. É tudo rapaziada da minha geração, e eu já vou a caminho dos 57 anos. O Fernando Rosas até é mais velho.
Cada um por si valia pouco ( já lá iam os tempos do deputado operário da UDP ). Os modelos políticos que defendiam ( e defendem ) estavam em decomposição. Inimigos figadais, mas pragmáticos, juntaram-se vai para 10 anos. Chamaram-lhe Bloco de Esquerda. Mas nem organizaram um Congresso fundador onde aprovassem um programa político. Decidiram navegar à vista. Primeiro nas ondas das chamadas causas fracturantes. Depois, na perspectiva de ultrapassarem o PC, namoraram os descontentes do PS ( com Manuel Alegre à cabeça ). O velho entrismo. Cavalgam os descontentamentos corporativos , mesmo que sejam reaccionários. O que interessa é o protesto e as massas na rua, mesmo que não sejam operárias. Aí riscam pouco.
Até que, nas legislativas de 2009, conseguem ultrapassar o PC. Queriam nacionalizações, colectivizações e tudo gratuito. Não queriam touradas e rodeos. Noite gloriosa, a de 27 de Setembro. O Dr. Francisco Anacleto Louçã, com os olhos brilhantes já se via, qual Trotsky, nas escadarias do Parlamento de S. Bento a chefiar operários. Um remake da manifestação de 1976, aquando da Constituinte. Que foi um remake, do PC, de Outubro de 1917. Um remake de um remake nunca é um êxito de bilheteira. E se o realizador e os actores são fraquinhos, como é o caso, é um fiasco garantido.
Ontem os cinemas do BE ficaram vazios.
As crianças com 10 anos ainda podem aprender alguma coisa. Os velhos com 100 anos já é mais difícil.

1 comentário:

Zé dos Reis disse...

Desculpe, António, mas o BE não é contra todas as touradas, só as com touros de morte. Salvaterra oblige, creio.
(tá no programa do bloco, já não sei a pg, é procurar pelos rodeos que está ao lado.)