23/11/09

O fascínio por "novos" vocábulos : tentacular

E de repente descobrimos o tentáculo.
Não o do polvo que tem oito, daí pertencer à ordem Octopoda, que significa "oito pés ". E que em arroz é uma delícia. Ou suado. E em filetes também marcha. Coitado. Do polvo.
Mas o da rede.
Poucos jornalistas deviam conhecer tão simpático molusco. Agora não há nenhum que não se refira à "rede tentacular" quando, à porta do Tribunal de Aveiro, relata a sessão do dia do caso "Face Oculta ". Designação que revela grandes conhecimentos zoológicos por parte da PJ e do M.P., já que o polvo quando é atacado lança uma nuvem de tinta preta capaz de enganar os predadores que o preferem comer cru. E sempre com ar de lascívia, os jornalistas que não os predadores.
Pena a capital do polvo ser Santa Luzia, a simpática vila algarvia , senão ainda iam lá jantar um polvo. Recomendo a "Casa do Polvo". Não confundir com a Casa do Povo, que ainda existe apesar do 25 de Abril ter sido há 34 anos.
Quem lá não pode ir é o Dr. Oliveira e Costa. O Juiz confirmou hoje que se mantém em prisão domiciliária. E sózinho. Também já deve estar habituado. Já que pelos vistos, e de acordo com a PJ e o Ministério Público, no caso BPN não havia moluscos tentaculares mas apenas um homem. Só e possivelmente genial. Enganou tudo e todos. Desde um Conselheiro de Estado a um Presidente da República passando pelos membros dos Conselhos de Administração do BPN. Merece o nosso respeito.

Sem comentários: