06/12/09

Bill Shankly + Bob Paisley + Roy Evans + Joe Fagan + Ronnie Moran = the boot room

O treinador do Liverpool com mais êxitos foi Bob Pasley. Foi treinador 9 anos, de 1974 a 1983, e nunca nenhum treinador, a nivel mundial, ganhou tantas competições ( 19 ) como ele em igual período de tempo.
Bob Pasley foi adjunto de Bill Shankly durante os 15 anos em que este foi o treinador principal, de 1959 a 1974. O que revela a capacidade de Shankly como leader de um projecto : construir um grande clube mais de que apenas uma grande equipa de futebol. Soube valorizar a experiência como fonte de desenvolvimento de um clube de futebol ao mesmo tempo que em campo construiu grandes equipas porque acreditava que o futebol é um jogo simples :

" Football is a simple game based on the giving and taking of passes, of controling the ball and making yuorsef available to receive a pass. It is terrible simple."

Os treinadores de 1959 a 1985 ( 26 anos ) foram :
Bill Shankly ( 1959 a 1974 ), que tinha 45 anos em 1959. ).
Bob Pasley sucede-lhe em 1974 com55 anos e já era o seu braço direito desde 1959 . Pasley treinou o clube durante 9 anos ( abandonou em 1983 com 64 anos ).
Sucedeu-lhe Joe Fagan, em 1983 ( com 62 anos ), que por sua vez já "vinha do tempo" de Shankly e abandonou em 1985.
Durante este período ( 1959 a 1985 = 26 anos) o Liverpool foi o clube com mais êxitos no futebol mundial, ganhou :
10 Ligas inglesas e nunca ficou abaixo do 3º lugar , tendo sido 5 vezes 2º;
4 taças dos Campeões Europeus em 5 presenças na final ;
2 Taças UEFA ;
1 Super Taça da Uefa ;
4 taças da FA ( o equivalente à nossa Taça ) em 6 presenças na final;
4 taças da Liga Inglesa em 5 presenças na final;
9 Charity Shield ;


and last but not least foi campeão da 2ª divisão inglesa em 1961/62. O 1º título de Bill Shankly.
Todos treinadores preparados na famosa
boot room (clicar) criada por Bill Shankly (clicar)

Depois de 1985 e até 1998 ainda teve outros treinadores da casa ( os ex-jogadores Dalglish e Souness e ainda Roy Evans ).

Os êxitos não se repetiram. Em parte porque na sequência da tragédia de Heysel em 1985, na final de da Taça dos Campeões (Joe Fagan é o treinador ) contra a Juventus, o clube é punido pela UEFA. São cinco anos de suspensão de participação nas competições europeias. Castigo que terá marcado uma geração de excelentes jogadores. Ausentes das competições internacionais ainda conseguem internamente repetir os êxitos de um passado recente. São campeões ingleses pela última vez na época 1989/90, treinados por Dalglish.
Em 1989 nas meias finais da FA Cup contra o Notingham Forest outra tragédia extra desportiva, a morte de pelo menos 97 adeptos em Hillsborough ( estádio do Sheffield Wednesday) , volta a marcar a história do clube.

A partir de 1998 o Liverpool quebra a tradição da Boot Room e contrata treinadores estrangeiros, se bem que assessorados por ex-jogadores Phill Thompson com Houlier e Sammy Lee com Benitez.
Gerrard Houllier de 1998 a 2004. Ganha :1 Taça UEFA, 1 Super Taça UEFA, 1 FA Cup, 2 Taças da Liga e 1 Charity Shield. Mas fica a zero em Campeonatos Ingleses agora denominados Premier League.
Em 2004 sucede-lhe Rafa Benitez. Que entra bem. Ganha uma Chamipons League em 2005 e repete a final em 2007. Ambas contra o Milan AC. Mas fica-se, como Houllier pelas taças : 1 Super Taça UEFA, 1 FA Cup e 1 Community Shield.
Mas os adeptos desesperam. Querem é ser Campeôes Ingleses. E parece que ainda não será esta época. Quando tudo indicava que podiam ser um dos principais candidatos têm um arranque de época bom... seguido de uma série desastrosa de empates e derrotas. As lesões de Steven Gerrard e Fernando Torres confirmam o que Sir Alex Ferguson disse : " O Liverpool está muito dependente destes dois jogadores."
E, acrescento eu, tem faltado a Rafa Benitez alguma ousadia em lançar novos jogadores além de alguma teimosia tática e de algumas contratações de duvidosa qualidade.
Felizmente Dalglish regressou. É o responsável pela Academia.
Na quase impossibilidade de ganharem a Premier League que ganhem a Liga Europa e a FA Cup.

4 comentários:

Anónimo disse...

gérard houllier. não confundir com (steven) gerrard....

António P. disse...

Obrigado caro anónimo. Tem razão.
Fica feita a correcção. E como prefiro o Gerrard ( o Steven ) deixo o texto como está.

mdsol disse...

"" Football is a simple game based on the giving and taking of passes, of controling the ball and making yuorsef available to receive a pass. It is terrible simple."

É uma frase tentadora, já que o futebol é um jogo cujas regras são simples e, assim, é facilmente entendido, diria eu, por qualquer pessoa que o queira entender.

Mas o futebol é mais do que um somatório de passes ou de disposições individuais para gestos técnicos. É um jogo desportivo colectivo que assenta no confronto entre duas equipas, com as regras específicas a que já me referi atrás e que, para ser jogado implica que se estabeleçam relações de colaboração e de oposição.

Possivelmente, a definição que apresenta, teria mais sentido décadas atrás. O que não quer dizer que não seja, ainda hoje, importante dado que sugere uma característica do desporto em geral e do futebol em particular, que ninguém deveria esquecer: o futebol é, apenas, um jogo.

:)))

António P. disse...

Conclui bem mdsol :
o futebol é apenas um jogo, como dizia Bobby Robson e aqueles que como Shankly, Paisley e Robson se dedicaram a fazer isso fizeram com que o espectáculo fosse bonito e os espectadores se divertissem...fosse sempre assim e os estádios estariam cheios.
Cumprimentos