13/01/10

Anónimos, pseudónimos , E.T.'s. e possidónios

Vai para aí uma guerra, na blogoesfera, sobre anónimos e pseudónimos que nem queiram saber.
Desde que a prima dona Pacheco Pereira abriu as hostilidades o vírus propagou-se.
Será Valupi um anónimo ? Ou um E.T. ( desculpa lá Valupi ) ? E Miguel Abrantes ? Por mim deve andar na tropa e nasceu em Abrantes. Já o João Magalhães deve ser primo do dito computador.
Ninguém ( ou quase ) fala do masson ou do ex-Zé da Grande Loja do Queijo Limiano.
Parece que a tese subjacente ( êpá esta é palavra de pelo menos 1000 euros ) é que é proibido anónimos, pseudónimos ou E.T.'s defenderem o Governo e José Sócrates. Se o defendem têm que mostrar o B.I., quem ataca pode ( tem , deve ) fazê-lo mantendo o anonimato.
Sobre pseudónimos e anónimos há quem já tenha escrito mais e melhor do que eu.
Este tema lembra-me algo que li, vai para uns anos, sobre escritores. Conta-se que, em Inglaterra, alguns escritores já com nome na praça ( se a memória não me falha pelo menos Salman Rushdie e V.S. Naipaul ) concorreram com pseudónimos a prémios de literatura. Os seus livros nem seleccionados foram para a 2ª fase.
Prefiro assim. Continuo a lê-los sabendo quem são e porque escrevem bem. Era lá capaz de ler um livro de um anónimo. De pseudónimos já tenho lido. É o que faço com o Valupi, Miguel Abrantes, João Magalhães e masson sem saber quem são. Ainda bem. Consta que Naipaul e Rushdie, pessoalmente, são uns trastes. Não gostaria que tão distintos bloggers me desiludissem e se revelassem uns possidónios.
Para possidónios já me basta os que me mostram o B.I.



Notas :
A. Possidónio : 1. que ou o que revela mau gosto, convencionalismo ("apego ao que é convencional"), pouca sofisticação ou pouco trato social. 2. que ou que é simplório, sem refinamento algum; piroso, provinciano. Em Portugal : político ingénuo e provinciano que preconiza, para a salvação da pátria, a redução profunda das despesas públicas. ( in Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa ).
B. Não linkei os bloggers mencionados por preguiça e porque já são famosos q.b.

2 comentários:

Anónimo disse...

Só agora reparei, que o ET ia de branco...

Galeota

Kruzes Kanhoto disse...

O anonimato também é muito valorizado em certos meios...especialmente quando diz bem.