27/02/10

Luis Dourdil, profissão : pintor



Conheci Luis Dourdil (Coimbra , 1914 - Lisboa, 1989 ) depois de me casar. Era grande amigo dos meus sogros. Curiosamente só depois de casar soube que também conhecia o meu pai ( Coimbra 1915 - Lisboa, 1988 ), outro coimbrão seu contemporâneo. Foi num almoço em casa dos meus sogros. A conversa prolongou-se durante a tarde ou não fosse Dourdil um conversador nato. Foi toda a vida funcionário do Laboratório Sanitas. Pode-se pois dizer que não foi um pintor profissional. Pouco importa, porque foi um pintor de excepção com uma obra não muito vasta mas de grande qualidade. Gostava de pintar cenas do quotidiano . As suas últimas "séries", "3ª Idade" e os "Despojados", retratam a vida de uma grande cidade como poucos o fizeram. Em Maio de 1982 a minha mulher fez estes slides para um trabalho escolar no Magistério Primário de Lisboa. Publico-os hoje , digitalizados pela minha filha Ana. Uma homenagem a Luis Dourdil.

5 comentários:

Galeota disse...

O Mestre e o seu ofício.
Obrigada,pelo diaporama familiar que está fantástico.

Jorge Pinheiro disse...

Excelente postagem António. Parabéns Carmito e Ana, Desconhecia o pintor. Adorei as paletas.

António P. disse...

Galeota :
é uma familía de artistas :)) menos eu.

Jorge :
cá em casa há um que já viste e o Xico e Manuela também têm...para já não falar da minha sogra.

Aos dois : ainda beem que gostaram
Bom domingo

Zé Carlos disse...

Boa, belíssima, "Malha" !!! Um Diaporama dos tempos modernos, com excelente música e fotos..!
Parabéns Artistas ! ! !
zé carlos
messejana
bicada4 .

Al Kantara disse...

O mundo é pequeno. Tive o privilégio de assistir a algumas conversas cúmplices entre Dourdil e o seu amigo de longa data, o crítico Adriano Gusmão que fazia o favor de ser meu amigo. Eu tinha vinte e poucos anos mas sabia que estava perante dois homens de excepção e tinha consciência do raro privilégio de assistir a conversas entre dois verdadeiros sábios. Obrigado pelo teu post.