02/02/10

O almoço do dia seguinte. Onde se fala bem dos jornalistas. Contado por Manolo, o camionista galego

Hoje, por razões que não vêm ao caso, não fui almoçar o cozido à portuguesa no "Planície Dourada". Simpático e barato restaurante de vila alentejana onde agora vivo. Na rota de camiões, é frequentado por muitos camionistas. Fala-se alto. Actualizam-se os últimos mexericos da vila e da freguesia. Fala-se sobre a presidente da Junta de Freguesia. Do provedor da Santa Casa. Dos jornalistas do jornal da paróquia e dos da rádio Estremoz. Sabemos das últimas aventuras românticas dos notáveis da vila. Do muito que choveu este ano. Do meu Benfica e dos desgraçados Andrades que estão em queda livre. A habitual conversa de restaurante que já tem comensais fixos.
Hoje, sem grande inspiração para postar, recebo um telefonema do Manolo. Um simpático camionista galego que não perde um bom cozido. Um habitué com quem falo regularmente. Sobre o mundo, não fosse ele camionista, e também sobre a vila e Portugal.
Diz-me ele :
- António, nem sabes quem almoçou hoje no "Planície" ( ler com sotaque galego ).
- Diz-me lá, Manolo.
- O vosso Presidente Cavaco, a Dra. Manuela Ferreira Leites, o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa e um presidente de um canal de televisão..
- Êpá, coisa rara. E então.
- Falavam ainda mais alto que nós , camionistas e ouvia-se tudo. Eu e o meu colega romeno até ficámos incomodados.
- E então porquê, Manolo ?
- Não é que o Cavaco se dirige ao presidente do canal de TV e diz " esse candidato a chefe do PSD, o jovem Pedro Passos Coelho, que vocês apoiam é um nabo e nem pense que não vai ter um candidato para o derrotar." Depois chega à mesa e diz à Dra. e ao Prof. : " nem pensem que não apresentamos candidato". "Sim, Sr. Presidente", respondem os dois. E de seguida perguntam " Mas quem ?". "Ó Prof. Marcelo você não é o intriguista da corte ? Descubra lá um ".
- Ó Manolo isso estava quente. E tens a certeza que ouviste bem ? - pergunto eu na minha ingenuidade.
- Francamente António, pensas que te ia telefonar para contar histórias da carochinha ?
- E depois , passou-se algo mais ? - pergunto eu.
- Pois é, o melhor ainda está para vir. Diz a Dra. Manuela para o Presidente Cavaco : " Isto está difícil, Sr. Presidente, ninguém se quer atravessar. O Passos Coelho só tem boa imprensa". Ladino o Prof. Marcelo acrescenta " Só se fosse alguém também com boa imprensa e que vivesse asfixiado pelo actual Governo." "Talvez um jornalista. " diz o Dr. Cavaco. "Bem pensado. " acrescenta " a Dra. Ferreira Leita.
- Ó Manolo, aguenta aí, não estás para aí a inventar ? - interrompo eu.
- Pela saúde da minha Mãe, que Deus têm - responde o Manolo.
- Vá lá continua, Manolo.
- E António não é que o vosso Presidente diz : " E se fosse o Mário Crespo ? ". "Genial " gritam a Dra. e o Prof. " E é melhor despacharem-se, parece que o malandro do Paulo Portas já o convidou para ir botar palavra nas jornadas parlamentares do CDS/ PP", conclui o Presidente Cavaco. " Esteja descansado Sr. Presidente que ele já nos tinha contactado para publicar o tal artigo no site do Instituto Sá Carneiro ", responde a Dra. ainda presidente do PSD. " Fia-te na Virgem e não corras ", remata o Prof. Marcelo.
- Obrigado Manolo, gande caixa que me deste.
O Director do Jornal da Paróquia, onde escrevo vai para dois anos, não publicou esta minha crónica. Como não conheço ninguém nos Institutos dos partidos publico-a no meu blogue.
Boa noite a todos.

2 comentários:

Galeota disse...

O Manolo bebeu o vinho,comeu o pão, o queijo e... que eram muito saborosos.Resolveu para consigo deixar para uma melhor oportunidade, para quando estivesse sozinho, a análise daqueles olhares e conversas misteriosas.

A. Moura Pinto disse...

Bem visto...
E um abraço para o Manolo.