30/03/10

As finais radiofónicas do Benfica e do Liverpool

A primeira final europeia do Benfica foi em 1961. Tinha eu 7 anos, quase 8. Vivia em Luanda. Ouvi a final pela rádio. Ainda não havia TV em Angola. Com a vitória do Benfica seguiu-se a festa nas ruas de Luanda. No dia seguinte líamos, eu e os meus irmãos, os jornais e víamos as fotografias a preto e branco. Mais tarde, com sorte, poderíamos ver resumos no cinema , nas "Actualidades Francesas".
O mesmo aconteceu em 1962 e 1963. Só regressei a Lisboa em 1964. Hoje praticamente não ouço relatos radiofónicos, por isso recordo-me do fascínio que era estar sentado à frente de uma telefonia a ouvir os relatos e a tentar imaginar as jogadas.
Diz-me o meu irmão Pedro, que trabalha em Angola, que hoje a popularidade do Benfica se mantém . Em dia de jogo na televisão...Luanda pára.
Só voltei a ouvir uma final pela rádio em 1985. Foi a do Liverpool - Juventus, em Bruxelas. Na altura vivia em Gizan, Arábia Saudita, e os canais de TV a que tinha acesso não transmitiram a final. Ouvi o relato na B.B.C., na companhia de um evertoniano. O Phill Hamilton que , como é óbvio desejava a derrota do Liverpool. O que aconteceu. Infelizmente e devido à tragédia de Heysel os clubes ingleses foram suspenso das competições europeias por 5 anos. Decisão que impediu o Everton, que foi campeão inglês nessa época, de participar na Taça do Campeões Europeus 1985 / 86. Para grande tristeza do Phill.

2 comentários:

Galeota disse...

Por vezes, os saltos eram tantos com os golos que o rádio quase que caía.

Cristina disse...

pois....e isso a ver com o proximo jogo?? aiaiaiaiaiai....