13/04/10

"Movimento de Esquerda Socialista - Uma improvável aventura ". Um livro e seus autores

Como escrevi aqui alguém decidiu escrever sobre o Movimento de Esquerda Socialista (1974 - 1981). Já não era sem tempo. Esse alguém são dois. O António Silva e o Paulo Bárcia (Didas).
O livro tem como título “Movimento de Esquerda Socialista – Uma improvável aventura” e vai sair a público neste mês de Abril.
Os autores referem no seu Preâmbulo :

“esta é uma busca de memória. Não se trata, no entanto, de um mero testemunho pessoal ou de uma colectânea de depoimentos de ex-MES. Mais do que descrever trajectórias individuais, quisemos aprofundar percursos colectivos de maturação política. (…). Muito menos é uma «História do MES» que, na nossa perspectiva, não faria qualquer sentido. Cada ex-MES terá, legitimamente, a sua. É sim um contributo analítico sobre a génese e a praxis de uma corrente política – o Movimento de Esquerda Socialista. Uma busca de explicação, por parte de dois dos seus protagonistas que, trinta anos passados sobre os acontecimentos, se permitem uma leitura mais distanciada. Largamente ultrapassado o período de nojo, é hoje possível um olhar crítico sobre doze anos – 1969/70 a 1981 – que marcaram as nossas vidas e a vida do País.”

No mail que me enviaram também dizem :
Por um desses caprichos de que a História é fertil, a sessão de lançamento terá lugar a 29 de Abril, precisamente no mesmo dia em que, há trinta e seis anos, foi adoptada a sigla MES. Sob o impulso apaixonado do Victor Wengorovius, a quem esta obra é, justamente, dedicada.

A sua apresentação estará a cargo do jornalista Adelino Gomes.

Estão todos convidados e mais detalhes se seguirão em breve. Para já as fotos dos autores aquando de um jantar. O de 7 de Novembro de 1981.

O António Silva ao lado do Diomar Santos e do António Marques.

O Paulo Bárcia ao lado do Eduardo Ferro Rodrigues.

4 comentários:

mdsol disse...

:)))

[Ando aqui a matar saudades desse tempo]

E, boa sorte para mailogo!

:)))

Galeota disse...

Lindo...ó mio caro!

mdsol disse...

Já lá está o ramalhete de papoilas correspondente a mais esta jornada ...
Parabéns!

:)))

Zé Carlos disse...

Boa publicitação deste LIVRO do MES, que virá a ser um "best-seller" desta Primavera, que esperamos tb. Política.
Até há "Bela Aventura" !
zc .