23/04/10

Vulcão e Comissão de Inquérito PT/ TVI

O Eyjafjallajoekull é um vulcão. Que raio de nome. Não é de admirar . É islandês, lingua de Vikings, além de que a Islândia está falida. Dizem. E um Viking falido só sabe dizer palavrões. Deve ter sido por causa disso que o vulcão resolveu dar sinal de vida. Durante uma semana as televisões mostraram-nos, até à naúsea, os aeroportos, os aviões parados e os passageiros indignados. E ainda aqueles que aproveitaram para se casar em aeroportos enquanto esperavam o próximo vôo. Ou ainda a comovente viagem automobilistica do Presidente Cavaco e da sua Maria, que pelo meio ainda deram umas boleias.
Do vulcão e da Islândia é que não vimos imagens.
Em Portugal Continental não há vulcões. Só nos Açores. Na sua ausência temos Comissões de Inquérito Parlamentar. Com transmissões televisivas em directo ( no canais de notícias e no Canal do Parlamento ). E ainda resumos nos canais generalistas. Ainda bem. Só valoriza a democracia.
Podemos ver, em directo, o deputado Dr. João Oliveira ( do PCP ) dizer que pouco percebia como funcionavam as empresas e que ainda está mais baralhado depois de ouvir os gestores profissionais. Bem me parecia que o Sr. Deputado era ignorante. Ou ainda o outro Dr. João ( não o Semana mas o relator, o do B.E. ) a não fazer perguntas, mas antes a desenvolver teses que provem o que ele já sabe ( que José Sócrates mentiu ) e que gostaria que os depoientes confirmassem. Tem tido pouca sorte, pois ainda não ouvi nenhum dos interrogados confirmar que o 1º ministro mentiu ou que o Governo tenha dado instruções à PT para comprar a TVI para calar o casal Moniz.
Ouvi foi o Eng. Pais do Amaral afirmar que quando era o patrão da TVI ( 2005 ) tinha encomendado um estudo sobre a informação da TVI. Único sector onde a TVI não era líder. O estudo concluia que isso acontecia porque a informação não era credível e dos pivots, um dos piores era a Madame Moniz. À pergunta de um deputado ( penso que João Oliveira ) porque que é que as conclusões do estudo não foram concretizadas, respondeu o Eng. Pais do Amaral : " Porque o Director é o marido da pivot em causa." Pois, digo eu. Os Conselhos de Administração não podem substituir pivots e os maridos também não.
A grande desilusão da Comissão tem sido o Dr. Pacheco Pereira. Quando se esperava um Lionel Messi inspirado sai-nos um Cristiano Ronaldo mimado e birrento. Assim nenhum dos dois ganha a Bota de Ouro. Fica para o Messi.
Gosto também de ver o ar de respeitinho com que os deputados tratam os gestores profissionais excepto se têm filiação partidária. Antes isso do que o regabofe de risotas e cumplicidades quando ouviram, aqui há uns meses, o banqueiro trafulha de seu nome Oliveira e Costa. Mas os milhões do BPN é caso menor. Não envolve José Sócrates e os políticos mencionados são do PSD e ex-ministros do Prof. Cavaco Silva na sua primeira aparição. Na figura de 1º Ministro . Mas isso foi no século passado. E dos vulcões nunca nos mostram imagens.

7 comentários:

Galeota disse...

Pois,...também deixou de haver a noção de tempo...a nuvem de fumaça transformou o dia em noite.

Al Kantara disse...

Eu também gostei muito de ver o Rui não sei quantos Soares a pedir desculpa ao senhor primeiro ministro (que nem lá estava, coitado...) por ter eventualmente usado o seu nome indevidamente.
Fiquei com uma lágrima ao canto do olho...

Jorge Pinheiro disse...

Não acham que o vulcão devia ir à comissão?

Jorge Pinheiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Zé Carlos disse...

,,,,simplesmente, dar os Parabéns pela bela Exposição do Convite do Livro do MES !
zc .

mdsol disse...

:))

José Araújo disse...

Eu voto na ida do vulção à comissão!!!