03/06/10

Liverpool : sai Rafa Benitez.

Desde 1990 que o Liverpool não é Campeão inglês de futebol. São 20 anos. Neste período teve momentos de glória e ganhou 1 Liga dos Campeões, 1 Taça UEFA, 2 Super Taças Europeias, 3 FA Cup, 3 League Cup e 2 Charity Shield.
Em 2004 Rafa Benitez é contratado. Começa bem e ganha a Liga dos Campeões em 2005.
Mas os adeptos e os jogadores querem é ser Campeões na Premier League. Rafa esteve perto na época 2008 /09 ,quando termina em 2º, a apenas um ponto do Manchester United, e sem ter perdido um único jogo contra os outros 3 grandes ( Arsenal, Chelsea e Manchester United ).
Segue-se uma época desastrosa, a de 2009 /10. Não ganham uma única competição e ficam em 7º na Premier League.
Hoje e por mútuo acordo Rafa Benitez sai do clube (clicar).
Era prevísivel.
Como adepto do Liverpool senti que Rafa já não tinha a lucidez e a energia para levar o clube a mais momentos de glória. E quem, como eu, viu muitos dos jogos desta época percebia que os jogadores estavam sem a força psicológica de outras épocas. Tristes. Desconcentrados. Sem capacidade para virar resultados. Rafa Benitez é um treinador disciplinador e um bom estratega nomeadamente em jogos de taça , mas num campeonato longo e difícil, como o inglês, faltou-lhe sempre ( ou quase ) o golpe de asa. A maioria das suas "grandes" contratações foram um flop e não lançou um único jovem das escolas do Liverpool. Que são fortes. A época passada, quando tinha tudo para ser campeão, resolveu declarar uma guerra idiota a Alex Ferguson. Os resultados viram-se. Foi perdendo a empatia com a Kop, a melhor massa associativa do mundo.
É verdade que os proprietários do clube não cumpriram muitas das promessas, mas a época passada deram total poder ao treinador e um contrato milionário até 2013.
Sai por baixo, mas os liverpolianos nunca esquecem os seus e nos maus momentos há que desejar felicidades a quem deu tudo pelo clube. Boa sorte Rafa.
Para a história ficam os números :
350 jogos. 194 vitórias, 77 empates e 79 derrotas.
1 Liga dos Campeões, 1 FA Cup, 1 Super Taça Europeia, 1 Charity Shield.
Além de grandes jogos. Quase todos na Champions League onde curiosamente eliminou sempre Mourinho, quando estava no Chelsea.
Na escolha do novo treinador participa Kenny Dalglish. Esperemos que escolha bem.
Deixo-vos com dois grandes jogos :







1 comentário:

Galeota disse...

Ai, Nossa Senhora me valha! A bandeira não é nada estranha, só com outros protagonistas e a estrela lá está.Ai, o culto da personalidade!"....Apesar de tudo era ele que parecia ter a a cabeça mais fria, pois na reunião que a estrutura provisória de Direcção efectuou com ele na noite da chegada manifestou-se de forma muito crítica em relação à ostentação das bandeiras vermelhas no desfile automóvel a caminho da Cova da Moura e à permanência das bandeiras à porta da sede da JSN, enquanto durou a audiência com Spínola...."
in "Álvaro Cunhal - Sete Fôlegos do Combatente - Memórias" - Carlos Brito - Edições : Nelson de Matos - - Maio 2o10.