27/07/10

O euro existe vai para 9 anos e o cinema tem mais de um século

Já não vou ao cinema vai para uns dois anos. As razões são várias mas a de viver, desde então, no Alentejo não é uma delas. Adiante.
O que não quer dizer que não fale, com amigos, de cinema  e ainda dos preços dos bilhetes.
Que estão caríssimos, dizem-me eles. Que têm saudades dos bilhetes a 200$00 que era o que pagavam antes do euro entrar em circulação.
Eu também já paguei 35$oo mas foi há décadas.
Muitos de nós gostamos de fazer afirmações que numa conversa de café ou debaixo de um toldo de praia é difícil ser contrariada pelos presentes. Não temos ali , mesmo no iphone ( para quem pode ter esses luxos ), esse tipo de informação. Neste caso os preços dos bilhetes de cinema de há 13 ou 2 anos.
Quem me conhece diz que tenho boa memória. Mal sabem eles que nalguns casos até tenho registos. Manias inconsequentes porque não duradouras.
E lá fui ao baú dos bilhetes de cinema e aqui vão preços de bilhetes de 1997 a 2008 .

No dia 4 de Outubro de 1997 , a cinco anos de entrada do euro, fui ver  "Teoria da Conspiração".

Preço : 750$00 ou seja 3,75 euros se já circulasse.
Onde vão os 200$00.

No dia 3 de Julho de 1999 , 2 anos e picos antes do euro circular, fui ver "Terra Perdida".  

O bilhete custou 800$00 e curiosamente já indicavam o valor em euros, neste caso 3,99. Diziam que era para nos irmos habituando. Está certo.

O primeiro filme que vi já com o euro nos bolsos foi esta obra prima :
No dia 8 de Março de 2002,  2 meses e oito dias após a entrada em circulação do euro. Custou 5 €, ou seja 1002$00. Gosto do detalhe do arredndamento.
Em 2008 mais precisamente no dia 5 de Janeiro fui ver " O assassínio  de Jesse James pelo cobarde Robert Ford ".

As minhas desculpas pela má qualidade da digitalização deste billhete. mas já está um bocado desbotado. Com um esforço poderão verificar que custou 5,70 €.
Tirem vocês as conclusões que quiserem, mas por amor de Deus não me venham dizer que na véspera do euro entrar em circulação um bilhete de cinema custava 200$00 ou seja 1 euro.

5 comentários:

Pedro disse...

7$50 dois filmes no Cinema Paris.
&$00 dois filmes no Jardim Cinema.
Não guardei os bilhetes.

António P. disse...

Então devemos ter visto os mesmos filmes, Pedro.
Não sei se terei bilhetes do Jardim Cinema e do paris desses tempos.
Vou verificar.
Se tiver ainda os mostro.
Um abraço

mdsol disse...

:)))

Galeota disse...

Cinema Palatino - 1960 - Plateia: 2.50 escudos a 4.50 escudos.

Fernando Frazão disse...

Pois é. O pessoal tem a memória curta.
A penas um comentário sobre o "curiosamente" que colocou sobre a conversão para euros na sua ida ao cinema em 3 de Julho de 1999.
O Euro foi lançado como moeda escritural e contabilística em 1 de janeiro de 1999 e como moeda corrente em 1 de janeiro de 2002 (três anos depois).
Fui um dos responsáveis, com muito orgulho, da migração do Escudo para o Euro, nomeadamente na migração das Caixas Automáticas, da rede pública (Multibanco) e da rede privada do maior banco nacional, realizada numa única noite (2001/12/31) o que provocou o espanto e a admiração de toda a Europa, particularmente da sua comunidade bancária.
Fique o registo.