Morreu hoje. De cancro. Com 50 anos. Venceu o Tour em 1983 e 1984 . Foi o penúltimo francês a fazê-lo. O último seria Bernard Hinault, em 1985. Numa época de "figurões" : Hinault, Pedro Delgado, Sean Kelly , Greg Lemond e Stephen Roche.
Era o meu preferido.
Mas o Tour que retenho é o de 1989. À data trabalhava em Madrid. Na minha equipa de consultores havia um francês e vários espanhóis. Dividiamo-nos entre Fignon e Delgado se bem que alguns apostassem em Lemond. A camisola amarela tinha sido alternada entre Fignon e Lemond. À partida para a ultima etapa, um contra relógio de 24,5 km entre Versailles e Paris, Fignon sai de amarelo com uma vantagem de 50 segundos. Greg Lemond ganha o contra relógio com 58 segundos de vantagem sobre Laurent, ou seja perdeu o Tour por 8 segundos. Na 2ª feira seguinte ao contra relógio, os espanhóis gozavam com o francês, mas Delgado ficou-se pelo 3º lugar.
Em 2009 escreveu o livro " Nous étions jeunes et insouciants ". Recordaria esse 2º lugar dizendo " Ok, I hadn't won the Tour again; so what ? Was the world going to stop turning ? Why inflict more pain on myself ? "
Morreu um grande campeão.
1 comentário:
... que continua com a camisola amarela.
Enviar um comentário