17/10/10

Pão. Sardinha ( quando havia ) e telejornais patéticos.

Novo O.E. Mais austeridade.
Ao domingo , e não só, os telejornais dão aulas de como poupar. Patético. Na RTP 1, até Camilo Lourenço é promovido a nutricionista. Aconselham a não ir às compras quando se está com fome ( sic ). A não levar às crianças às compras (ainda sic) e mais duas ou três imbecilidades
A certa altura a reportagem entrevista uma senhora que falava do tempo de quando havia uma sardinha e pão para três pessoas. Regresso ao passado. Não muito longínquo.
Foi em 1983. Também havia crise. Acreditem se quiserem. Penso que já estava em funções o Governo do Bloco Central. Na altura trabalhava numa central témica da EDP. Ainda havia  operários que protestavam. Acreditem se quiserem. Os mais novos lamentavam-se da vida difícil que tinham e indignavam-se com as medidas de auteridade.
 Dizia-me um soldador já mais entradote, alentejano de nascença e que já tinha andado emigrado ( pela  África do Sul ) : " Pois é engenheiro, este pessoal não sabe o que é almoçar só pão e ter que dividir uma sardinha, quando havia, por três irmãos, como eu  fiz quando era criança."
Não. Não estou a fazer a apologia de nada.
Estou só a pedir às estações de televisão que não gozem com o pagode.
Pior do que um orçamento de austeridade só mesmo jornalistas e fazedores de opinião armados em catedráticos da patetice.
Já passámos por muitas crises e por muitos planos de austeridade e a maioria soube ultrapassá-las.

Nota : Ainda voltarei ao tema. Com outras histórias. De salários em atraso. Ou de "ter" de emigrar.

2 comentários:

Galeota disse...

Foi nos anos 60 que as radionovelas vieram a atingir a sua época de ouro.Tudo por causa do furor provocado pela " Coxinha do Tide".

septuagenário disse...

Havia o tempo da sardinha para três e o copo de três para um.

Não é nada que se compare com isto de hoje, que é haxixe para uns e maconha para outros.

Naquele tempo nem havia carros para arrumar, nem carroça!