12/11/10

Recordar Jorge Viana ( 1924 - 2010 )

De um mail que recebi do João S. R. :
" Caros amigos,
A saudade de alguém que nos marcou pode viver-se de diversas maneiras e em diferentes dimensões. No dia 13 de Novembro faz um mês que morreu o Jorge, faz sentido convidar os amigos de Jorge Viana e propor-lhes um encontro naquela que foi a obra que mais empenho e satisfação lhe mereceram : a igreja de Albarraque. "

No dia 13 de Novembro , sábado na Igreja de Albarraque, Bairro da Tabaqueira :
Às 16.00 Horas : Missa de 30º Dia. Padre Celebrante : Nuno Westwood Teixeira

ÀS 16.45 Horas : Visita Guiada e Comentada por José Manuel Fernandes ( Professor da Faculdade de Arquitectura - Universidade Técnica de Lisboa ) e João Alves da Cunha ( Doutorando da Faculdade de Arquitectura - Universidade Técnica de Lisboa )

" Como muitos outros profissionais da arte de construir em Portugal, Jorge Viana é um quase desconhecido, que, desde há mais de meio século, desenha e constroi edifícios notáveis pela sua qualidade, dentro da maior diversidade de programas, espaços e geografias.
(...) São dos anos 1960 alguns dos seus projectos mais arrojados, inovadores e qualificados (...) onde patenteou a elegância experimentalista nas formas, bem como o permanente gosto na colaboração dos artistas plásticos ( trabalhou sobretudo com Lima de Freitas ).
(...) Mencione-se a capela do bairro industrial da Tabaqueira ( em Albarraque ), com a galeria porticada acompanhando os diversos volumes do edifício, cujos interiores surpreendem pela intensidade e diversidade de texturas e cores, produzidas pelas peças decorativas ( um conjunto cuja envolvente foi infelizmente muito alterada por obras recentes ). "
in José Manuel Fernandes,
Jorge Viana, o arquitecto de Oeiras.
Expresso, 5/5/2005