21/12/10

Uma redacção do menino Aníbal : A Pobreza

Hoje todos falam em pobreza. Mas o meu Avô , quando vê as reportagens na TV, diz logo :
 " haviam era de andar descalços e não ter pão para comer, para saberem o que é a pobreza. Falam de barriga cheia."
Já o nosso Presidente , que por acaso tem o meu nome , diz que devemos ter vergonha da pobreza.  O meu Avô é que não aguentou quando  o viu  lá no Casino Estoril ao lado dos figurões dos hoteis e restaurantes e atirou um sapato contra a televisão. Vá lá que falhou e assim consegui ver o meu Sporting perder e ganhar ao Vitória de Setúbal.
Eu, que sou pequenino e não percebo muito de economia ( mas acho que nem os economistas percebem ), fico cá a falar com os meus botões como é que há tanta gente a falar de pobres e pobreza e tantas campanhas para os ajudar.  Será que as ajudas chegam todas a quem delas precisa ?
O meu Avô, coitado, é que um dia destes tem um ataque de coração. Esteve quase, quando viu o Presidente  com a esposa  a apadrinharem um casamento de um ex-sem abrigo. E saiu para a tasca cá do bairro antes de ouvir o Presidente dizer que, desde que exerce o cargo, se lembra muito dos pobrezinhos todos os Natais. É que ele trabalhava numa fábrica em Setúbal que fechou quando o meu homólogo  ( está bem escrita sôtora ? ) era 1º Ministro. Como diria o meu Avô :
" Era o tempo dos puros e impolutos." E depois ri-se. Ainda não percebi qual é a piada.
Piada , piada achei ao Sr. Presidente da República quando diz que as escolas privadas devem continuar a ter apoio dos dinheiros do Estado. Mas, pergunto eu, essas escolas não são privadas ? E aqui no bairro eu só vejo os meninos da escola privada chegarem nos Mercedes e BMWs dos papás. Coitadinhos. O meu pai é que diz que vai pedir apoio ao Governo para manter a tabacaria aberta.
Agora que já começaram as férias, a Câmara da minha cidade decidiu que a cantina da escola se mantivesse aberta para dar comida aos alunos carenciados. Já vamos no 2º dia e ainda não apareceu lá ninguém.
A redacção já vai longa e ainda nem falei dos pobres de espírito que, diz o Sr. Padre lá na catequese, alcançarão o Reinos dos Céus.
Fica para a próxima.
Bom Natal a todos.

7 comentários:

Galeota disse...

Lembrei-me de um texto do livro da
1ª Classe :As flores da Teresinha

Teresinha gosta muito de flores.Gosta de todas:cravos, rosas, lírios e malmequeres. Logo de manhã, mal se levanta, vai cuidadosa regar o jardim.
Cheiram tão bem as flores!E que lindas!Parecem de seda, de veludo, de cambraia. São azuis , amarelas, brancas e vermelhas. E parece que se riem, quando ri a Teresinha.

Galeota disse...

Santo Natal e Feliz Ano Novo.

Francisco Clamote disse...

Bela peça! Cumps.

mdsol disse...

Bom Natal!

:)))

Sofia C. disse...

Excelente, Antonio P.
Boas festas:)

papoila disse...

Bom Natal! beijos.

Anónimo disse...

http://laverdadelamentira.blogspot.com/2011/01/aos-que-falam-de-pobreza.html