25/04/11

Onde estava Saul Bellow no 25 de Abril de 1974 ?

Não sei nem me interessa..
Mas sei que em 1944 escreveu "Dandling Man " e que, na nas páginas 167 e 168 ( da edição Penguin Modern Classics ), Joseph, o protagonista, dizia :
" We are afraid to govern ourselves. Of course. It is so hard. We soon want to give up our freedom. It is not even real freedom, because it is not accompanied by comprehension. It is only a preliminary condition of freedom. But we hate it. And soon we run out, we choose a master, roll over on our backs and ask for the leash."
E 37 anos depois continuamos com medo de querermos governar-nos a nós próprios. Descemos disciplinadamente as avenidas com cravos na lapela. Cantamos e gritamos palavras de ordem vazias de conteúdo e muitos gostariam de voltar a ter um mestre que lhes dissesse o que tinham que fazer , em vez de pensarem por eles próprios. Dizem gostar da liberdade mas têm medo dela.

2 comentários:

Galeota disse...

Pois... a liberdade exige a assunção clara de opções e o escrutíneo pela sociedade dessas mesmas opções.

Jorge Pinheiro disse...

Inteligente análise, acompanhada por um texto que diz tudo. Pena que o exercício da liberdade e da escolha se limite às oligarquias partidárias. E qd não é, aparece um "nobre"...