14/06/11

Aventuras e desventuras de um ex-consultor ( I )

Como saberão, os que têm a paciência de me ler, andei pelo mundo da consultoria.
Da pura e dura : redução de custos.
Vai para 20 anos. Ainda não havia telemóveis. A internet era só  intranet, pelo menos na empresa onde trabalhava. Mas já havia Conference Calls sem imagem, só pelo telefone. Uma seca de algumas horas em quartos de hóteis a horas impróprias, de forma a serem convenientes para pessoal que estava espalhado pelo mundo.
As histórias deste mundo da consultoria de redução de custos são mais que muitas.
O "pai" da indústria foi Alexander Proudfoot.
Proudfoot só aceitava contratos se os consultores assumissem a responsabilidade pela execução dos programas de redução de custos. Programas que, à data, estavam muito centrados na redução de pessoal.
Estavamos em  finais da década de 40, do século passado, e contava-se que quando os consultores estimavam que uma secção num escritório ( p.ex. ) podia funcionar com menos 20 % do pessoal, se deslocavam à mesma, num fim de semana, e retiravam 20% das secretárias e cadeiras aí existentes. Assim quando os empregados chegavam ao trabalho, na 2ª feira seguinte, "percebiam" o destino  de alguns.
Só para recordar ao governo PSD/CDS, que tomará posse em breve, que entretanto a indústria ( e o mundo ) evoluiu e saiu da idade da pedra.

Sem comentários: