06/11/11

António José : vais formoso mas não seguro

Queres ficar bem na fotografia e propões que o PS se abstenha no OE2011.
Estás no teu direito. Mas foste fraco. Se querias negociar algo com o governo já entregaste de bandeja todos os trunfos.
Mas pior, não tiveste em conta nada do que se passou em Portugal nos últimos anos, nomeadamente a posição quer do PS quer do PSD e do CDS.
Quando o PS estava no governo, a direita dizia que íamos de PEC em PEC para a austeridade que nos havia de conduzir ao não crescimento, já que era só aumento de impostos. E dizia, essa direita, que sabia onde havia de cortar nas gorduras do Estado e mais dizia que a famosa descida da TSU era o milagre que nem os pastorinhos de Fátima tinham visto.
Ainda me lembro de Passos Coelho defender a descida da TSU em debates com o então secretário-geral do PS, e também de Paulo Portas listar, dia sim dia sim, os cortes que haveria de fazer nos consumos intermédios quando um dia chegasse ao governo.
Passados 4 meses de governo de direita eis que o Pedro e o Paulo já não sabem onde cortar e afinal a descida da TSU era uma impossibilidade. Vai daí decidem-se por um autêntico assalto aos cidadãos. Os impostos aumentam como nunca se viu, os cortes na saúde e educação vão até ao osso, cortam 25% (pelo menos ) dos salários dos funcionários públicos, querem que os transportes públicos não funcionem à noite, etc, etc.
Dir-me-ás que na política ( e na vida ) não nos devemos vingar dos outros e que o Partido Socialista é um partido de gente honrada e que cumpre os seus compromissos, neste caso o famoso memo assinado com a Troika pelos três partidos que governam e governaram o país.
A questão é que isso foi ultrapassado quando o governo não honra quer os compromissos que estabeleceu com o eleitorado quer com a Troika e está-se nas tintas para o que o Partido Socialista tem a dizer sobre o OE ( se é que tens alguma coisa a dizer, ainda não ouvi nada de substancial ).
Os compromissos com entidades terceiras ( Troika, FMI, CEE, outros partidos ) são muito bonitos mas convém não esquecer os compromissos com os cidadãos.
Podes ter ficado bem na fotografia, que será enviada para a chancelaria de Berlim e para o palácio de Paris, com a decisão da abstenção no OE mas os cidadãos não a guardaram no álbum que têm em casa.
Eu pelo menos não guardei.

Sem comentários: