16/11/11

Manuel Furtado dos Santos expõe na Galeria Sopro , dia 17 de Novembro

Revived as Cyborgs, Picture Element One (Pixel 1)
2011, Prova digital
83x70cm

A mediação tecnológica da percepção contemporânea é a temática base deste projecto expositivo, no qual, através do recurso à Pintura e à Fotomontagem, se desenvolve uma arqueologia visual das primeiras tecnologias digitais dos anos 80.
Desenterrando essa nossa antiguidade mais recente dá-se a perceber que o dia de hoje pode ser esquecido antes mesmo de chegar o amanhã.
Para atingir esse propósito, Furtado dos Santos funde a imagem digital com a pintura e decompõe o simulacro resultante nos seus elementos fundamentais. O retrato e a paisagem são formatos arquetípicos que neste trabalho se equilibram no pixel quadrado, no qual nem o vertical nem o horizontal prevalece. Múltiplos desse elemento fundamental compõem por sua vez uma hiper-imagem com que é confrontado o observador.
Esta produção também é uma homenagem às personagens cyborgs em que projectámos e apaziguámos os nossos receios e expectativas em relação à tecnologia e também. Estamos assim paralelamente a retratar a produção cultural que tem por base o super-poder conferido pela democratização digital da produção, edição e publicação.

A exposição do Manuel Furtado dos Santos é inaugurada dia 17 de Novembro (5ªf) na Galeria Sopro, na Rua das Fontaínhas, 40, em Lisboa.

Sem comentários: