12/12/11

Défice constitucional

Queixa-se a direita portuguesa que a nossa Constituição é muito programática e longa. Devia ser simplifcada, diz ela ( a direita ).
Agora que a tia Ângela diz que o limite do défice tem de ser consagrado na Constituição lá vem a direita dizer que sim.
Pois...para isso é necessário rever a Constituição, mas para aumentar diariamente os impostos, roubar salários aos funcionários públicos, aumentar o horário de trabalho sem a respectiva compensação salarial, aumentar as taxas moderadoras e o custo das consultas hospitalares, ou seja para espoliar os cidadãos bastam uns decretos lei.
Critérios ou a prova de que a Constituição, em Portugal, é apenas um bocado de papel muito pouco conhecido e estimado não só pelos políticos mas também por muitos cidadãos.
Agora, desde há seis meses, todas as medidas são inevitáveis, mas serão constitucionais ?
Para o caso pouco importa, porque no dia em que o nó na garganta passar para os punhos fechados da revolta o governo está condenado.

2 comentários:

Anónimo disse...

1-A constituição não têm a mesma origem dos 12 mandamentos.É um documento feito por homens numa determinada situação histórica.Não é sagrado.
2-Acho que na realidade a maioria dos funcionários públicos é que nos anda a roubar a nós.
3-Quanto ao dia dos punhos fechados, não o desejes, pois ainda podes sair magoado.
Ortega

António P. disse...

Caro Ortega,
Também por pontos :
1.Pensei que os 10 Mandamentos também tivessem sido feitos por homens.
Quanto ao resto de acordo :
não é sagrada mas é um documento orientador da vida colectiva de um país que deve impedir certas desmandos e ser revista ou "ammended" como nos EUA.
2. Se tens provas é apresentares queixas à PSP. Penso que confundes a necessidade de reformar os serviços públicos e das resistências que isso provoca com a incapacidade dos dirigentes ( públicos e políticos ) executarem as reformas mobilizando os funcionários.
Acho primitivo e demagógico dizer que isto funciona mal porque os funcionários públicos roubam.
3.Eu não desejo punhos fechados,mas que muitas pessoas, quando esgotadas as capacidades de darem a volta,se encontrarem numa situação de desespero serão capazes de cerrar os punhos e rvoltarem-se lá isso serão.
Abraço