23/01/12

Um domingo futeboleiro

Na adolescência ouvia com frequência os relatos de futebol do campeonato inglês, na BBC, ao sábado à tarde. Sim leram bem ouvia, na rádio. Que isso de jogos na televisão era coisa rara, se bem que houvesse um sábado televiso especial : a final da FA Cup (Taça de Inglaterra) que era transmitida na RTP2, às 15 horas. Na época 1969/70 vi o Chelsea 2 - Leeds 2 um dos jogos mais extraordinários a que assisiti até hoje.
Em Inglaterra disputava-se a chamada 1º Divisão. Com 22 clubes e todos os jogos ao sábado à tarde.
Ao domingo comprava, algumas vezes, o "News of the World", sim, esse que agora desapareceu. Já se dedicava aos escândalos mas tinha a cobertura de todos os jogos de sábado.
Ontem, na agora chamada Premier League, disputaram-se dois jogos importantes para o título, o Manchester City - Tottenham e o Arsenal - Manchester United.
Vi os dois jogos. Foram dois grandes espectáculos. Podem-me falar de outros campeonatos, dos derbys locais pelo mundo fora e ainda the dream teams, mas um jogo de futebol em Inglaterra tem uma dimensão que falta na maioria dos outros campeonatos. Há todo um ambiente que é difícil descrever por palavras.

Foto daqui.
Para a história ficam os resultados :
Pelo que vi ontem e em jogos anteriores, parece-me que o título ficará na cidade de Manchester.
 A ver vamos se o City consegue quebrar o enguiço que dura há 44 anos.

1 comentário:

Dylan disse...

Sem dúvida. Um jogo de futebol em Inglaterra é algo difícil de descrever. A paixão e, acima de tudo, o respeito pelo adversário.