10/02/12

As finais da Académica : Jamor 1951

A Académica alinhou : Capela; Branco e Melo; Zé Miguel, Torres e Azeredo; Duarte, Gil, Macedo, Nana e Bentes.
Final disputada no Estádio do Jamor, que foi inaugurado a 10 de Junho de 1944. Novamente contra o Benfica e derrota por 5-1.
Disse "A Bola" : "Os 11 estudantes que actuaram em campo não corresponderam ao entusiasmo da sua falange de apoio". E Mestre Cândido de Oliveira resumiu o jogo no comentário : " A Académica durou apenas uma hora."

 Mais uma final a que o meu Pai assistiu. Já vivia em Lisboa, casado e com um 1º filho, o meu irmão Zé Luís. A deslocação foi mais curta que em 1939 mas mais amarga, a Taça ficou em Lisboa.
Esta equipa, que incluia o mítico Bentes, já me diz alguma coisa, se bem que na altura ainda não fosse nascido.
Ainda vi jogar o Mário Torres uns anos mais tarde, mas acima de tudo porque conheci pessoalmente o Melo e o Azeredo já médicos em Luanda.
 O Dr. António Melo foi o meu primeiro e único dentista até à sua morte há cerca de uns 8 anos, não posso precisar a data exacta.
Brinquei com as filhas de ambos em Luanda.
Mais tarde (anos 70 do século XX), com o regresso do Dr. Melo a Lisboa, retómamos essa amizade.
Perdi o contacto com a família do Dr. Azeredo, que quando regressou a Portugal não se fixou em Lisboa. Curiosamente vim a conhecer uma das suas netas por ser amiga da minha filha mais nova e termos sido vizinhos quando vivia em Lisboa. Mas nunca mais o vi desde que saí de Luanda em 1964.

Foto digitalizada a partir do livro "A Académica", editado pela ASA em 1995, por iniciativa da A.A.C. e da Casa da Académica em Lisboa. Texto elaborado com dados retirados do mesmo.


Sem comentários: