09/02/12

As finais da Académica : Salésias 1939

De pé da esquerda para a direita : Faustino, Abreu, Tibério, Zé Maria, Peseta, Octaviano, Portugal, Albano Paulo (treinador), César Machado e Marques (Massagista). De joelhos: Manuel da Costa, Alberto Gomes, António Carneiro, Nini e Pimenta.
Final contra o Benfica, disputada no Campo das Salésias em Lisboa com uma enchente de 30.000 espectadores.
O Benfica marca primeiro, por Rogério. Pimenta, aos 37m, faz 1-1.
Aos 46m, Alberto Gomes faz 2-1 para a Académica e aos 47 novamente Rogério faz o 2-2. Mas Arnaldo Carneiro, aos 50 e 52m, coloca a AAC a ganhar por 4-2.
Aos 72, Brito ainda faz 4-3 mas a Associação Académica de Coimbra aguenta-se e leva a 1ª Taça de Portugal para Coimbra.
Para que conste:
"Vibrado o apito final do árbitro Carlos Canuto: a invasão do campo, o Capitão Pina Cabral a beijar a relva, as capas envolvendo os jogadores, o cortejo em direcção ao Rossio, os aplausos em Alcântara, dos adeptos do Carcavelinhos, o hino da circunstância :
São horas de emalar a trouxa
Boa noite, Tia Maria
Que a malta ganhava a Taça
Já toda a gente sabia..."
Terá havido manifestações em Leiria, Pombal, Condeixa...e uma grande recepção em Coimbra, na Câmara Municipal e na sede da Académica, onde o reitor esperava a equipa.

Esta foi a equipa da juventude do meu Pai, coimbrão dos 7 costados, que veio ver a final a Lisboa e que muitas vezes me falou de alguns destes jogadores, quando eu era miúdo.

Foto digitalizada a partir do Livro "A Académica", editado pela ASA em 1995, por iniciativa  da A.A.C e da Casa da Académica em Lisboa. Texto elaborado com dados retirados do mesmo.


Sem comentários: