17/06/12

Cristiano Ronaldo

Em espanhol: "Formidable Cristiano"

Nota:  cheira-me que daqui a uns dias vamos ser todos gregos, para variar. Ainda bem. O futebol é apenas um jogo, mas muitas vezes é mais do que isso.

4 comentários:

papoila disse...

Olá António, sim seremos um bocadinho gregos e teria graça a Alemnaha ser eliminada pela equipa do engenheiro.
Beijos.

Anónimo disse...

Em inglês (cont.) - daqui: http://www.thetimes.co.uk/tto/public/eurohub/article3444895.ece

"But Ronaldo had other matters on his mind: himself."

"There were stories of him storming off in a strop from training on Monday; his body language does not reflect a man at ease with his comrades." (o mesmo foi referido ontem durante o jogo com a Holanda por um antigo jogador britânico)

"Paulo Bento played down the notion of a pampered player who undermines the team."

Ontem, contra a Holanda, os comentadores destacavam o espírito de equipa de Portugal ("uma das melhores equipas do torneio") e criticavam o individualismo e a "body language" contra os colegas do Ronaldo. Claro que não foi numa televisão portuguesa, mas comentadores imparciais e que sabem que o futebol é um jogo de equipa.

Cheers,
L.

António P. disse...

Caro L.,
é com prazer que te vejo regressar aos comentários blogueiros...talvez reabras o teu blog :)
Mas eu citei dois jornais não portugueses e um o "Guardian" é, na minha modesta opinião, o melhor nas análises, pelos conhecimentos e humor não faccioso.
Como é óbvio o futebol é um desporto colectivo mas as equipas que têm jogadores de excepção, e quer queiras quer não o Cristiano Ronaldo é um deles, ganham alguma superioridade sobres as outras...ou também achas que o Barcelona com ou sem Messi é a mesma coisa?
Quanto aos egos dos jogadores não sou psicólogo, apenas os analiso pelo que fazem em campo e tens de reconhecer que, ontem, o C.R. foi excepcional.
Abraço.

P.S: a única equipa de excepção e que ganhou tudo, que vi jogar, sem um jogador fora de série foi o Liverpool de Shankly e depois de Bob Paisley...mas tu és muito novo para os teres visto jogar :)... ainda bem.

Anónimo disse...

Está a confundir tudo. Não falo da influência da qualidade dos jogadores nos resultados de uma equipa (parece-me óbvio que a qualidade tem uma correlação positiva com os resultados), mas da influência de uma má atitude e maus comportamentos na perda do espírito de equipa (a Holanda é o exemplo mais recente).

Resta saber qual a correlação mais forte no caso de Portugal.

É curioso ver como a lógica do desporto enquanto demonstração de carácter e ética que encontramos nos Jogos Olímpicos parece não fazer sentido noutras competições. Não é preciso ser psicólogo para perceber quem merece ou não uma medalha Pierre de Coubertin.

Abraço
L.