16/10/14

Facturas com NIF

Eu até nem sou um gajo muito desconfiado, apenas o bastante.
Já andei pelo mundo, agora estou mais sedentário aqui pelo meu adoptado Alentejo.
E não me lembro de na estranja ver esta  fobia de a factura levar o NIF.
Em Paris ainda me lembro de "facturas" de restaurantes passadas em papel de bloco e com o carimbo do estabelecimento.
E num "Bed & Breakfast" em Wivenhoe (Inglaterra) a factura (manual) não previa a indicação de nenhum NIF ou similar.
Estou de acordo com o combate à evasão fiscal e a maioria das medidas tomadas ao longo dos últimos 10 anos vão no bom sentido.
Mas quando a dose começa a ser excessiva, desconfio. Até porque não percebo como é que algumas delas combatem a evasão fiscal.
Senão vejamos: 
- num supermercado a factura é sempre emitida e comunicada às finanças. Qual a vantagem de lá colocar o meu NIF? Diz, agora, o governo (?) que vou beneficiar de eventuais deduções no IRS (isto depois de ter reduzido as com despesas de educação e saúde);
- e num hotel não se passará o mesmo?
Para aqueles que dirão que não é certo que o supermercado ou o hotel comuniquem as facturas ao fisco, eu direi: "Além de ser pouco provável devido aos actuais procedimentos, o fisco que trate do assunto, fiscalizando e não fazendo de cada cidadão um polícia". Nós já pagamos mais do que o suficiente para fazerem o respectivo trabalho.
Eu, que até já li o "1984" há muitos anos estou a pensar relê-lo.
É que a máquina fiscal (ou melhor policial) instalada passa a saber onde comi (e o que comi), em que hotel passei o fim de semana e ainda as minhas compras semanais no supermercado. Nada que me preocupe em demasia, porque vou pouco a restaurantes e não durmo em hotéis...e no supermercado não compro nada que não se possa saber.
A questão é outra:
- é que o fisco fica a saber todas (ou quase) as minhas despesas. E se um belo dia resolve cruzá-las com os meus rendimentos? Se calhar passa cá em casa para saber o que se passa.

2 comentários:

Prezado disse...

É por isso que nunca dou o nif. Não é preciso a internet e a tecnologia para perder a privacidade, basta dá-la de bandeja a quem pede à socapa.

Anónimo disse...

Eu também não dou para esse peditório. Ainda comecei a pedir factura (a vida está difícil e o pão na mesa não é de borla), sempre desconfiado, porque qualquer coisa que venha deste (des)governo me causa desconfiança, mas cedo confirmei a aldrabice.
O reembolso de parte do IVA tem a ver com o rendimento colectável, sem este não há retorno.