20/02/15

Angola: blackout informativo?

Ontem, no telejornal das 13h da SIC, vi uma reportagem sobre uma manifestação do Sindicato da Construção Civil à frente da embaixada de Angola, em Lisboa.
O dirigente sindical denunciava:
- a situação preocupante de muitos trabalhadores portugueses em Angola, desde salários em atraso até às condições de vida;
- mas também a interferência de funcionários da embaixada na via pública contra a manifestação, perante a passividade da PSP...que pediu a identificação ao sindicalista mas não ao funcionário da embaixada que tentou obstruir os cartazes.
Curiosamente tal notícia não foi repetida à noite, o que não deixa de ser curioso, quando este mesmo canal (e todos os outros) nos bombardeiam com repetições de "notícias" dias a fio.
Hoje, percorro on line os principais jornais portugueses (generalistas e económicos) para tentar saber o que se passa em Angola, até porque entretanto constou que as transferências de divisas de Angola para o estrangeiro vão ser taxadas.
Nada. Só o "Expresso" se refere, sem destaque especial, a tal facto.
Há uns dias também li que as empresas portuguesas a operarem em Angola estavam a pedir dinheiro emprestado aos bancos, uma vez que não estavam a receber atempadamente dos clientes angolanos. Entretanto nunca mais se falou do assunto.
É impressão minha ou a crise do preço do petróleo está a preparar uma explosão retardada na economia angolana que ninguém quer ver e a comunicação social não quer falar?
Se não falo do silêncio das autoridades portuguesas é porque isso já não me surpreende, quem nasce sem espinha dorsal...
Iremos ter uma segunda onda de "retornados" 40 anos depois?


Sem comentários: