15/02/15

Leonard Bernstein: um mestre, para além da música


Não sei nada de música. A minha aprendizagem musical reduziu-se às aulas  de Canto Coral, no 1º ano do liceu no Salvador Correia de Sá, em Luanda, no já longínquo ano lectivo de 1963/64. Também dizem, quem me conhece, que não "tenho ouvido". Acredito. Mas não posso viver sem música. Hoje, olhando para trás, penso que devo isso, em grande parte, a este senhor: Leonard Bernstein.
E até penso saber porquê. Por causa deste filme.
Filme que na altura da sua estreia em Luanda (terá sido o filme da inauguração dessa "sala" de cinema única: o Miramar?) os meus pais foram ver. Eu ainda não tinha idade para o ver, vi-o mais tarde, já adolescente. Na sequência compraram o LP, que passou a ser de audição obrigatória naqueles modernos móveis rádio/pick-up, hoje peças de museu. Mais tarde, em Dublin (1991), vi a peça por um grupo irlandês (do qual já não me lembro o nome) e comprei o CD.
Já em Portugal, nos anos 60 do século XX, vi muitos dos "Concertos para a juventude", a preto e branco na RTP1 em casa dos vizinhos, que o orçamento familiar não dava para termos televisão (na versão dos progenitores).
Este ano, a 14 de Outubro, passam 25 anos sobre a morte de Leonard Bernstein e andando a "viajar" pelo YouTube, à procura de vídeos sobre o maestro,  dei com esta tentativa de  uma sua autobiografia "Teachers & Teaching". 
Mais uma vez fiquei fascinado por este personagem único.
Um mestre, para além da música.

Sem comentários: