09/06/06

A morte ainda não foi erradicada !

Desiludam-se os meus amigos não fumadores : a morte ainda não foi erradicada !
Nas actuais campanhas anti-tabágicas ( cada vez mais verdadeiras cruzadas ) há uma componente moralista evidente. A mesma tem sido analisada por muito boa gente e na maioria dos casos estou de acordo com as mesmas.
Existe no entanto um outro aspecto mais subtil nestas campanhas. É o de muitos começarem a acreditar que se não fumarem, não comerem coisas com sal e/ou açúcar, fizerem muito exercício físico, conseguirem viver assépticamente e com a ajuda dos "milagres" ( ??!!) da ciência actual...conseguirão não morrer !
Nesses momentos dá-me para reler Albert Camus :
" Há na verdade esforços e convicções que nunca compreendi. Eu olhava sempre com um ar de pasmo, e um tanto suspeitoso, aquelas estranhas criaturas que morriam por dinheiro, se desesperavam com a perda de uma "situação" ou se sacrificavam com grande alarde pela prosperidade da família. Eu compreendia melhor aquele amigo que se tinha proposto nunca mais fumar e que, à força de vontade, o conseguira. Certa manhã, abriu o jornal, leu que a primeira bomba H tinha explodido, informou-se acerca dos seus admiráveis efeitos e entrou sem demora numa tabacaria."
( pág. 133 /4 de " A Queda" - Edição "Livros do Brasil". Sublinhados meus )
...e aconselhar a estes "crentes" e aos nossos legisladores que não se iludam : teremos todos o mesmo destino !

3 comentários:

Anónimo disse...

Obrigada amigo António, bem hajas.

Belíssimo argumento, que com toda a certeza irei usar quando me atacarem por viver como quero até ao dia da minha morte. Porque esse dia está lá, no fim do caminho, à minha espera.

E essa é a única certeza que tenho na vida.

(vou fumar um cigarrinho à tua saúde)

Beijinhos :)

Anónimo disse...

Muito bem.

nikonman disse...

muito bem!