28/11/06

O IST em 1973

Por causa desta fotografia do Benjamim lembrei-me disto :

...que é ( foi ) o cartão introduzido no Técnico em Outubro de 1973 para que a polícia contolasse as entradas no Instituto.
Na sequência das lutas do Movimento Estudantil, após a reforma de Veiga Simão ( 1970 ), as autoridades endureciam a repressão. No caso concreto do Técnico ao demitido Frausto da Silva (1972 ) sucedeu Sales Luis , com a promessa de reabrir a AEIST ( a associação de estudantes do Técnico ), na altura presidida por Carlos Costa ( que foi preso e torturado ). Tal não veio a acontecer. O assassinato de Ribeiro dos Santos pela PIDE em 12 de Outubro de 1972 ( em Económicas ) acelera a crise. Em Direito "entram" os "gorilas". O Técnico é fechado no 2º semestre do ano lectivo 1972 / 1973. Reabre em Outubro de 1973 com três "novidades" :

- este cartão, muito sofisticado ( ??) para a época, com a identificação do curso e ano por cores atrás da foto e que tinhamos que apresentar aos "bófias" à entrada, então reduzida ao portão principal da Alameda ;
- a presença de várias carrinhas da polícia de choque ( com o famigerado Maltez à cabeça ) junto ao Pavilhão Central e ainda uma câmara de filmar instalada no topo do Pavilhão de Química ;
- a expulsão da escola de cerca de 70 dirigentes do Movimento Estudantil.

Mesmo sem estes dirigentes a contestação continuou e um belo dia ( já não me lembro da data ) a câmara de filmar veio cá parar abaixo com a "ajuda" de alguns estudantes !

A validade do cartão era até 1 de Agosto de 1974...que nesse ano foi antecipado para 25 de Abril.

1 comentário:

Helena Spencer disse...

Olá António!
Não conhecia o teu Blog. Dei com ele por acaso quando andava à procura do ano em que começámos a ter os tais cartões eletrónicos..
Gostei muito do teu Blog! Muitas recordações.
Abraço
Lena Spencer