Festejei 10 dos meus primeiros 11 Natais em Luanda. Eram Natais em pleno Verão angolano. Mas os pais lá mantinham os rituais e não faltavam o pinheiro, o presépio, o Pai Natal, os doces tradicionais no jantar/ceia de 24 de Dezembro...
Ao recordar esses anos lembrei-me do Imbondeiro ( Adansonia digitata, da família das bombaceae, a mesma das ceibas. Para saber mais consultar "Fruticultura Tropical" de J. Mendes Ferrão, Ed. IICT ) . E lá desencantei, nas poucos fotos que ainda restam dessa infância, uma onde está aquela que ainda hoje é, para mim, a "ÁRVORE" :
Deve ser de 1955 , pois o meu irmão Pedro ainda não aparece. Lá estou eu com a mãe e o Zé Luis. Infelizmente , em 2006, só eu e o Pedro é que ainda andamos por cá.
Recentemente vim a saber que nalguns locais o Imbondeiro é considerado como um intermediário entre Deus e os homens. Pena que os homens não tenham tido a capacidade de a respeitar e elegê-la como simbolo de um grande país.
P.S. : e por falar em árvores aconselho uma visita ao Dias com Árvores ( clique ). Um blogue temático que merece ser visitado diáriamente.
3 comentários:
António,
Já tenho a foto do liceu Correia de Sá em Luanda mas não sei como mandá-la através do seu blog. Pode explicar-me?
Um abraço
Luísa
Boa tarde Luisa,
Agradeço que a envie para o e-mail que está no meu perfil.
Um Feliz Natal
Desculpe Luisa,
Afinal já lá não está !!! Não sei se foi por ter mudado para Beta.
Envie sff, para :
incarmopais@apais.mail.pt
Enviar um comentário